Portugal com 3.ª maior descida da produção na construção na UE em Maio

Portugal com 3.ª maior descida da produção na construção na UE em Maio
| Economia
Porto Canal

A produção na construção em Portugal caiu 12,9% em maio, relativamente ao mesmo mês do ano passado, sendo a terceira maior descida na União Europeia (UE), segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.

A queda homóloga verificada em Portugal foi superior às observadas na zona euro e na UE (5,1% em ambos os casos) e foi apenas superada pelas descidas observadas na Polónia (-28,6%) e na República Checa (-15,5%), enquanto os maiores crescimentos pertenceram à Hungria (11,1%), à Espanha (8,2%) e à Suécia (7,9%).

Apesar de Portugal ter registado a terceira maior descida entre os Estados-membros, atenuou a tendência de queda homóloga em relação aos meses anteriores e atingiu a menor quebra da produção na construção desde dezembro de 2012.

Já na comparação mensal, ou seja, maio relativamente a abril, a produção na construção em Portugal recuou 2,1%, depois de no mês anterior ter aumentado 6,6%, e registou a quinta maior quebra na UE.

De acordo com os dados do gabinete de estatísticas comunitárias, a produção na construção recuou 0,3% na zona euro e 0,2% na UE, em maio, depois de no mês anterior ter aumentado 1% entre os países que partilham a moeda única e 1,1% no conjunto dos Estados-membros.

As maiores descidas mensais pertenceram à Bulgária (-4,2%), à Polónia e à Eslovénia (-2,8% em ambos), enquanto os maiores crescimentos foram observados em Espanha (4,4%), na Roménia (3,1%), e na Suécia (1,7%).

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.