Portos aumentam 3,2% tráfego mercadorias no 1.º trimestre - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 jul (Lusa) - O movimento de mercadorias nos portos nacionais aumentou no primeiro trimestre deste ano 3,2% em termos homólogos, mas com "acentuada redução" no transporte fluvial e por comboio, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o Instituto, o movimento de mercadorias no transporte internacional cresceu 6,3%, mas caiu 10,8% entre portos nacionais.

Já o transporte rodoviário de mercadorias registou descidas tanto na tonelagem de mercadorias transportadas (-25,5%), como no volume de transporte (-7,5% em termos de toneladas por quilómetro), "prosseguindo a trajetória descendente verificada em 2012".

Ao todo foram transportadas 32 234 milhares de toneladas no primeiro trimestre deste ano.

A tonelagem de mercadorias transportadas em tráfego nacional, que representou 83,1% do total, caiu 27,6%, e o transporte internacional de mercadorias desceu 12,9%.

O movimento de mercadorias nos portos portugueses aumentou 3,2% no primeiro trimestre deste ano em termos homólogos, fixando-se em 17,7 milhões de toneladas, crescimento que "contrasta com a evolução desfavorável nos dois trimestres anteriores".

Já o número de embarcações entradas registou uma redução de 4% no primeiro trimestre, para um total de 3.031 embarcações, diz o INE, explicando que em janeiro o tráfego de mercadorias caiu 7,1%, mas nos meses de fevereiro e março a atividade portuária "recuperou dinamismo, apresentando variações positivas de 17,2% e 1,8%, respetivamente" face aos meses homólogos de 2012.

O INE avança ainda que em Sines concentrou-se 41,3% do movimento de mercadorias nos portos nacionais, corrrespondente a 7,3 milhões de toneladas de mercadorias e que "com ligeiras diminuições na atividade face ao mesmo trimestre do ano anterior", Leixões e Lisboa movimentaram 3,9 milhões e 2,6 milhões de toneladas de mercadorias, respetivamente, no mesmo período.

O gabinete de estatísticas destaca também as subidas "relevantes" em Aveiro e Figueira da Foz, somando em conjunto 1,4 milhões de toneladas carregadas e descarregadas.

Os fluxos nacionais de transporte marítimo caíram no primeiro trimestre 10,8%, em linha com o verificado nos períodos anteriores, tendo Setúbal, Sines, Aveiro e Leixões sido os portos com diminuições homólogas mais acentuadas neste tipo de tráfego.

O transporte de mercadorias por modo ferroviário fixou-se em 1,9 milhões de toneladas, correspondente a uma "quebra acentuada" de 22% em termos homólogos, redução extensível ao total de toneladas-quilómetro percorridos que diminuiu 27,3% e que esteve relacionada com constrangimentos associados à elevada pluviosidade e diminuição da importação de determinados bens da América do Sul.

No transporte aéreo, o movimento de carga e correio caiu 5,2% nos aeroportos nacionais, "tendência que se verifica há mais de dois anos".

JMG // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.