Protecção Civil emite aviso à população devido ao mau tempo

Protecção Civil emite aviso à população devido ao mau tempo
| País
Porto Canal (Imagem: facebook)

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população na sequência das previsões do agravamento do estado de tempo até sexta-feira, com chuva e vento forte.

Em comunicado, a ANPC sublinha que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se para hoje e sexta-feira a manutenção das condições de instabilidade.

Segundo a ANPC, o IPMA prevê precipitação localmente intensa, em particular nas regiões do centro e sul, e vento fraco a moderado, acompanhado de rajadas, sem excluir a possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

A Proteção Civil refere que o agravamento do estado do tempo pode provocar, entre outros efeitos, "dificuldades de escoamento dos sistemas de drenagem urbanos, nomeadamente durante os períodos de praia-mar, podendo haver inundações em locais historicamente mais vulneráveis".

Além disso, há a "possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de acumulação de águas pluviais por insuficiências dos sistemas de drenagem".

A ANPC salienta que o impacto destes efeitos "pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados" e recomenda à população das zonas mais vulneráveis que tome medidas, como desobstruir sistemas de escoamento de águas, fixar estruturas soltas e ter uma condução cautelosa, não atravessando zonas inundadas e tendo especial atenção em áreas arborizadas.

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.