Excedente comercial da zona euro sobe para 15,2 mil ME em maio - Eurostat

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 16 jul (Lusa) -- A zona euro registou um excedente no comércio internacional de bens de 15,2 mil milhões de euros em maio, acima dos 6,6 mil milhões de euros observados um ano antes, divulgou hoje o Eurostat.

De acordo com as primeiras estimativas do gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), as exportações (corrigidas de variações sazonais) da zona euro baixaram 2,3% em maio, relativamente a abril, enquanto as importações recuaram 2,2%.

Já a UE registou, em maio, um excedente de 15,8 mil milhões de euros, contra um défice de 4,9 mil milhões de euros verificado em igual mês do ano passado.

As exportações da UE recuaram 1,5% em maio, relativamente a abril, enquanto as importações baixaram 2,1%.

Ao nível dos Estados-membros, a Alemanha (67,3 mil milhões de euros), a Holanda (19,2 mil milhões de euros) e a Irlanda (12,1 mil milhões de euros) registaram os maiores excedentes comerciais no período entre janeiro e abril deste ano, enquanto no Reino Unido (29,2 mil milhões de euros), em França (25,8 mil milhões de euros) e na Grécia (6,6 mil milhões de euros) foram observados os maiores défices.

Portugal registou, no mesmo período, um défice de 2,7 mil milhões de euros, inferior ao défice de 3,8 mil milhões de euros observado entre janeiro e abril de 2012.

CSJ // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.