Inquérito/Defesa: Oposição vota contra relatório de "lavandaria", com "buracos negros" para "proteger Durão e Portas"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 out (Lusa) - PS, PCP e BE assumiram hoje votar contra o relatório da comissão de inquérito sobre equipamentos militares em vez do abandono dos trabalhos para denunciar tratar-se de um documento de "lavandaria", com "buracos negros" para "proteger Durão e Portas".

Os deputados socialista José Magalhães, comunista Jorge Machado e bloquista João Semedo apresentaram em conferência de imprensa, no parlamento, o texto alternativo "Relatório viciado, Inquérito inacabado" antes da derradeira reunião, que servirá para votar o documento final defendido pela maioria PSD/CDS-PP, sublinhando que o texto da relatora social-democrata Mónica Ferro "não tem condições de seriedade, de coerência e de consistência para poder ser aprovado".

"É um sinal de que não devemos desistir da descoberta da verdade e deixar reescrever a História. Esta proposta de relatório é viciada e o inquérito ficará escandalosamente inacabado, por vontade da maioria. A Assembleia não deve ser a lavandaria da República, não deve servir para branquear factos que todos podem documentar", esclareceu o parlamentar do PS.

José Magalhães anteviu que a futura comissão de inquérito ao caso BES, da qual fará parte, não irá continuar a ignorar a "tentativa de asfixia", além de admitir, como os restantes grupos parlamentares da oposição, enviar toda a informação apurada ao Ministério Público e de, aproveitar a classificação da comissão de "rapidinha", por parte de João Semedo, para dizer que foi "rapidinha, mas profundinha".

"Tivemos uma comissão de inquérito apressada. Este relatório não tem sequer a seriedade e credibilidade necessárias para ser aprovado. Elencámos um conjunto de matérias dos buracos negros que ficaram por esclarecer. Serviu como tentativa pífia de ilibar as responsabilidades políticas de PSD e CDS", reforçou o comunista Jorge Machado.

O processo de aquisição dos submarinos, seguindo a Lei de Programação Militar de 1993, ainda Cavaco Silva era primeiro-ministro, foi preparado por sucessivos governos. A decisão final aconteceu em setembro de 2003, com o Governo, liderado por Durão Barroso e com Paulo Portas na pasta da Defesa, a optar pela proposta alemã em vez da concorrente francesa.

"Foi uma comissão que se destinou, pela força da maioria PSD/CDS-PP, a proteger Durão Barroso e Paulo Portas. Desde o início se percebeu que era esse o objetivo de PSD e CDS. Quando votaram esta comissão, fizeram-no por má-fé porque desde o início tentaram esvaziar o inquérito e torna-la sem qualquer interesse político para a história da democracia portuguesa", concordou o deputado do BE João Semedo, declarando a sua convicção de que houve "malabarices" para favorecer o consórcio alemão dos submarinos e o sindicato bancário que integrava o BES.

O negócio suscitou dois processos judiciais - um centrado nas contrapartidas da aquisição dos submarinos aos alemães, que culminou na absolvição em primeira instância de todos os arguidos, outro, relacionado com o negócio da compra e venda do equipamento, ainda em investigação pelo Ministério Público. Na Alemanha já se verificaram condenações por crimes de corrupção.

Os submarinos portugueses Tridente e Arpão, começados a construir na Alemanha em 2005, custaram até agora ao Estado português mais de mil milhões de euros, embora houvesse a previsão de 100% de contrapartidas. O primeiro destes navios foi entregue à Armada lusa em 2010.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.