PS está a avaliar proposta da maioria para alargar âmbito do inquérito

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 mar (Lusa) - O PS está a avaliar se aceita alargar o âmbito da comissão de inquérito à compra dos submarinos e blindados Pandur, na sequência de uma proposta da maioria PSD/CDS-PP, disse hoje o líder parlamentar socialista, Alberto Martins.

"Foi-nos feita essa sugestão pela maioria e estamos a ponderar a natureza do âmbito do alargamento. As alternativas são simples, ou é o âmbito e objeto do que está definido no nosso projeto ou um alargamento de âmbito que nós estamos a aferir e a apreciar", afirmou Alberto Martins, em declarações aos jornalistas no final da reunião do grupo parlamentar do PS.

A maioria PSD/CDS-PP admite viabilizar a criação de uma comissão de inquérito à compra dos submarinos e veículos blindados Pandur caso o PS alargue o âmbito do objeto do inquérito a todos os programas de contrapartidas, disse à Lusa fonte parlamentar.

A maioria PSD/CDS-PP não concorda que o inquérito parlamentar seja restrito apenas aos programas de aquisição dos submarinos e blindados Pandur durante o Governo PSD/CDS-PP liderado por Durão Barroso quando os programas de contrapartidas à compra de material e equipamento de defesa se iniciaram no último Governo do PS, liderado por António Guterres.

O projeto de resolução do PS para a criação de uma comissão de inquérito vai ser discutido sexta-feira em plenário.

Caso não haja consenso com a maioria PSD/CDS-PP que permita a viabilização da comissão de inquérito em plenário, o PS dispõe ainda de 53 deputados disponíveis para as 47 assinaturas necessárias a um agendamento potestativo.

No texto, o PS justifica a necessidade de um inquérito "considerando o manifesto interesse público de um integral esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam razoavelmente subsistir sobre os dois programas de equipamento militar" e sobre "as respetivas dotações e contratos de contrapartidas que o suportam".

"Assegurar o integral esclarecimento sobre a responsabilidade, por ação ou omissão, dos intervenientes na celebração destes contratos, nomeadamente o seu grau de conhecimento e envolvimento nas negociações pré-contratuais que antecederam aqueles", é também um dos objetivos previstos no texto do projeto do PS.

Questionado pela Lusa, o deputado do PS António Braga, da direção da bancada, disse que há abertura à proposta da maioria e que não vê qualquer problema em acrescentar os restantes contratos de aquisição de equipamento de defesa, e respetivos programas de contrapartidas, ao âmbito do inquérito parlamentar.

No entanto, sublinhou, o PS mantém como central o objetivo de apurar "responsabilidades políticas" na sequência da recente decisão judicial, sem condenações, sobre o processo de contrapartidas na aquisição dos submarinos.

O deputado ressalvou que a posição do PS sobre a proposta da maioria para alargar o âmbito do inquérito ainda está a ser analisada.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.