Seul diz que Pyongyang se preparar para "guerras de grande escala"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 07 out (Lusa) - O exército da Coreia do Norte está a preparar-se para "guerras de grande escala" ao aumentar o seu equipamento militar e intensificar os treinos, assegurou hoje o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

"Depois de declarar que 2015 será o ano em que se completará a unificação, a Coreia do Norte preparou-se para guerras de grande escala", indicou o Ministério num relatório anual entregue ao parlamento em Seul.

O regime de Kim Jong-un duplicou o número de soldados que participam nos treinos de verão e elevou as suas capacidades de ataque "de forma consistente", expõe o documento.

O Ministério da Defesa destaca que Pyongyang adotou 300 novos dispositivos de lançamento múltiplo de mísseis, elevando o seu número para um total de 5.100, e só este ano realizou 19 ensaios, disparando 111 projéteis de diversos tipos.

A maior parte destes dispositivos são móveis e têm um alcance suficiente para atingir a área metropolitana de Seul, com mais de 20 milhões de habitantes.

Assim, a Defesa aconselha a uma "intensificação da segurança nas zonas da capital para dissuadir novos e diversos tipos de ameaças".

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.