Seguro garante que PS nunca se ajoelhou perante a ‘troika'

Seguro garante que PS nunca se ajoelhou perante a ‘troika'
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS, António José Seguro, garantiu hoje que o seu partido "nunca se ajoelhou perante a ‘troika' e reiterou a necessidade de "renegociar as condições", garantindo "credibilidade e confiança" para Portugal.

"Nunca me ajoelhei perante a ‘troika'. O PS nunca se ajoelhou perante a ‘troika'. Nunca poupei nem trabalhos nem argumentos, nas reuniões com a ‘troika', para poder dizer aquilo que considerei ser um erro - as medidas adicionais (ao memorando), tendo em conta a realidade económica do país e da zona euro", afirmou, no debate sobre ‘estado da Nação', no Parlamento.

O primeiro-ministro e líder do PSD, Passos Coelho, elogiou os esforços de "contenção" do seu homólogo socialista, mas frisou preferir o verbo "reajustar" em vez de "renegociar".

"Renegociar é um termo que pode compreender realidades muito diversas. O termo que costumo utilizar é ‘reajustar'. Da minha experiência, conseguimo-lo fazer na medida das várias avaliações positivas. Hoje, Portugal é visto no exterior como um país cumpridor. Sabemos que não é possível cumprir a 100 por cento, mas há uma aproximação convincente. E isso foi conquistado pela nossa credibilidade", disse.

Seguro tinha defendido que é preciso "explicar aos credores que há uma ampla vontade, alicerçada num amplo consenso político e social, em honrar os compromissos".

"Temos a possibilidade de renegociar as condições de modo credível e de forma a cumprir os objetivos. Garantindo que aumentam a credibilidade e a confiança, tanto externa como internamente", declarou o líder do PS, sublinhando que é preciso ter "em consideração o rendimento das famílias e as dificuldades de tesouraria das empresas".

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".