Variante do Fojo em Braga em obras e com trânsito condicionado durante um ano
Porto Canal/Agências
As obras de requalificação da Variante do Fojo, em Braga, orçadas em 4,8 milhões de euros, arrancam na sexta-feira e vão provocar condicionamentos de trânsito ao longo de um ano.
Segundo fonte municipal, a partir de sexta-feira, e durante um período previsto de seis meses, será proibido o trânsito automóvel na faixa de rodagem com o sentido Braga - Póvoa de Lanhoso, entre a “rotunda do Meliá” e a “rotunda de S. Pedro”.
No mesmo período, será “especialmente condicionada” a circulação na faixa de rodagem das mesmas avenidas com o sentido Póvoa de Lanhoso - Braga, através da qual se efetuará o trânsito nos dois sentidos, com recurso a uma via de circulação para cada sentido.
Também no mesmo período, será interrompido o acesso da Rua de Baixetes à Avenida General Carrilho da Silva Pinto e o acesso da Rua da Granja à Avenida de São Bento.
O prazo poderá ser ajustado em função das condições climatéricas, bem como de eventuais necessidades que possam vir a ser identificadas no âmbito dos trabalhos em curso.
Quando as obras no sentido Braga – Póvoa de Lanhoso estiverem terminadas, começarão no sentido inverso, com os mesmos condicionamentos.
“Serão cerca de seis meses de obra para cada lado”, referiu a fonte.
Adjudicada em setembro, a obra decorrerá numa extensão de 2.400 metros e, segundo a proposta aprovada pelo executivo, visa a “desaceleração das velocidades praticadas atualmente”, prevendo-se a introdução de vários instrumentos dissuasores dessas práticas.
“A Variante do Fojo encontra-se cada vez mais urbanizada, fazendo a ligação do centro da cidade a várias áreas residenciais, comerciais e empresariais. É, por isso, essencial, que a composição do seu perfil reflita estas funções de forma equilibrada. Para responder adequadamente às funções locais, é essencial que o espaço apresente condições para a circulação em velocidade lenta, com maior segurança para todos os modos, sobretudo para os modos mais vulneráveis, como é o caso do pedonal e do ciclável”, lê-se na proposta.
Para os peões, o projeto prevê a substituição da passagem superior por uma travessia ao nível dos passeios.
Prevista também a inserção de mais seis novas travessias niveladas com os passeios.
As vias, duas em cada sentido, passarão a ter 3,20 metros de largura, ao mesmo tempo que será introduzida uma faixa ciclável em cada sentido.
A empreitada inclui ainda a inserção de locais de embarque e desembarque de transportes públicos.
Para a área da rotunda da Força Aérea, e para diminuir a sinistralidade no local, estão projetadas medidas como a sobrelevação à cota do passeio de toda a plataforma da rotunda e o redesenho da rotunda, cujo formato passará de oval a circular.
A Variante do Fojo é um eixo de entrada e saída de ligeiros e pesados no perímetro urbano da cidade, assumindo-se, assim, como uma via de circulação “contínua e intensa”.
