Rui Pedroto: "É um momento de grande simbolismo"
Porto Canal
Por ocasião do 69.º aniversário de Fernando Gomes, que se haveria celebrado no dia 22 de novembro, uma comitiva do FC Porto liderada pelo vice-presidente Rui Pedroto deslocou-se esta sexta-feira ao Cantinho do Bibota - espaço criado no Hospital Santos Silva como reconhecimento da solidariedade do antigo avançado do FC Porto - para assistir ao recém-lançado documentário “Nascido para Marcar”, que retrata o trajeto do Eterno 9.
Além do dirigente azul e branco, marcaram presença na instituição hospitalar o filho do histórico atleta do Clube, Martim Gomes, bem como Gonçalo Oliveira (sub-19), Salvador Gomes (sub-19), João Brito (sub-17), Rodrigo Gonçalves (sub-17), Filipe Silva (sub-17), Rodrigo Morais (sub-17) e Rodrigo Teixeira (sub-17), representantes dos grupos de capitães dos respetivos escalões que, no Dia do Voluntariado, seguiram o exemplo de liderança da lenda do Clube que é homenageada naquela unidade de saúde e distribuíram refeições pelos utentes dos cuidados paliativos, um gesto de cariz emocional e formativo para os jovens que procuram seguir os valores transmitidos por Fernando Gomes.
Numa tarde em que se conjugaram “dois momentos muito importantes - a possibilidade de mostrar aos presentes o documentário de Fernando Gomes, uma das figuras mais marcantes da história do Clube, e associar a isto uma ação solidária que consiste na visita aos doentes que estão internados nos cuidados paliativos” -, Rui Pedroto falou de um “ato de grande simbolismo” em que os mais novos ficaram “sensibilizados para os reais problemas da nossa sociedade”. O júnior Gonçalo Oliveira deu conta da “honra que é poder homenagear uma lenda do Clube e estar com pessoas que precisam de ajuda”, enquanto o juvenil João Brito mostrou-se “muito contente” por viver “uma experiência incrível” junto de “pessoas muito simpáticas e todas portistas”.
Rui Pedroto, vice-presidente do FC Porto
“Conjugam-se aqui dois momentos muito importantes: a possibilidade de mostrar aos presentes o documentário de Fernando Gomes, uma das figuras mais marcantes da história do Clube, e associar a isto o visionamento deste documentário por parte dos nossos jovens atletas e uma ação solidária que consiste na visita aos doentes que estão internados nos cuidados paliativos, a quem os jovens irão ajudar a servir o jantar. É um momento de grande simbolismo pela homenagem a Fernando Gomes, que merece todos os encómios e é uma grande figura do Clube, mas também pelas oportunidades dadas aos jovens de conhecerem uma das grandes figuras do Clube e de perceberem, numa fase precoce das suas vidas, quais são os reais problemas da nossa sociedade e fiquem sensibilizados para essas questões que nos tocam a todos.”
Gonçalo Oliveira (sub-19)
“É sempre uma honra poder homenagear uma lenda do nosso Clube e estar aqui com estas pessoas que precisam de ajuda. Estamos aqui para ajudá-las e estou muito contente por isso. Foi diferente, mas adaptámo-nos rápido e foi bom conhecer as pessoas de forma mais profunda.”
João Brito (sub-17)
“Está a ser uma experiência incrível. Os médicos, os enfermeiros e os pacientes são pessoas muito simpáticas, todos portistas e pessoas que admiraram o Fernando Gomes, um jogador muito importante para o crescimento do nosso Clube. Estamos a aproveitar ao máximo, as pessoas estão a gostar e acho que é um momento muito importante. Senti-me bem, é uma experiência especial para nós e para os pacientes, que conseguem vivenciar momentos diferentes dos que passam diariamente nos quartos. É bom poder vir cá e ajudá-los.”
