FC Porto: Tudo igual na Chéquia. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto foi à Chéquia empatar com o FC Viktoria Plzeň (1-1) na sétima jornada da Liga Europa e vai entrar na última ronda da fase de liga com 14 pontos. Deniz Gül marcou o único golo portista no Stadion města Plzně.
Com quatro mudanças no onze que havia alinhado em Guimarães, os Dragões entraram à procura da baliza adversária e Borja Sainz obrigou Wiegele a aplicar-se (3m), mas os anfitriões inauguraram o marcador de seguida com um remate à entrada da área de Lukas Cerv (1-0). A resposta à desvantagem voltou a chegar através do extremo espanhol que, desmarcado por William Gomes, permitiu a defesa do guarda-redes austríaco aos 18 minutos.
Um cabeceamento de Samu (35m) voltou a testar o Viktoria Plzeň, que em cima do intervalo ficou reduzido a dez jogadores. Num canto cobrado por Rodrigo Mora à esquerda, Kiwior cabeceou para junto do poste mais próximo e Vydra utilizou o braço para impedir a igualdade. Chamado ao monitor pelo VAR Michael Fabbri, o árbitro Andris Treimanis mostrou o cartão vermelho ao capitão checo e apontou para a grande penalidade, de onde o ponta de lança não conseguiu acertar no alvo.
Atrás no placar, mas em superioridade numérica, os azuis e brancos regressaram com Pepê no lugar de Borja Sainz, Francisco Moura e Gabri Veiga foram lançados por troca com Rodrigo Mora e Alberto Costa aos 56 minutos e o remate forte de Pablo Rosario foi o lance de maior perigo até Martim Fernandes e William Gomes serem substituídos por Alan Varela e Deniz Gül (70m).
O internacional turco esteve em evidência aos 79, quando, a passe de Pepê, ficou perto de empatar pouco antes de cair na área após um contacto com Lukas Cerv que motivou protestos em campo e no banco, mas sem consequências. Francisco Moura ainda marcou (85m), mas o golo foi prontamente invalidado por mão na bola de Samu. Num período em que os da Invicta cercavam a baliza adversária, Deniz Gül recebeu de Jakub Kiwior dentro da área e fuzilou as redes, resgatando um ponto ao minuto 90 (1-1).
