Apoios aos agricultores afetados pelos incêndios em 2024 pagos na totalidade

Apoios aos agricultores afetados pelos incêndios em 2024 pagos na totalidade
| Economia
Porto Canal/Agências

Os apoios aos agricultores afetados pelos incêndios de 2024 já foram pagos na totalidade pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e do Centro, anunciou esta quarta-feira o Governo.

Num comunicado conjunto, os ministérios da Economia e da Coesão Territorial e da Agricultura e do Mar explicaram que estes apoios abrangeram 5.081 pequenos agricultores e foram superiores a 19 milhões de euros.

Relativamente aos incêndios de 2025, segundo os dois ministérios, “já foram processados os pagamentos a mais de 2.500 agricultores”.

“Este ano, o Governo já pagou mais de 11 milhões de euros aos agricultores do Norte e Centro afetados pelos incêndios de 2025 e cujos prejuízos não excederam os 10 mil euros”, referiram.

À CCDR do Norte “chegaram 4.193 candidaturas de agricultores, das quais há 2.533 com análise concluída e 1.565 já pagas, num valor superior a sete milhões de euros”.

A CCDR do Centro recebeu 4.582 candidaturas, “tendo já sido concluídas 1.371 e pagas 1.027, num montante superior a quatro milhões de euros”.

Estes apoios foram dados aos agricultores “para compensação de prejuízos, mesmo que indocumentados”, recordaram os ministérios, acrescentando que a sua atribuição “é precedida por uma vistoria conjunta dos técnicos dos municípios e das CCDR competentes”.

São elegíveis prejuízos relacionados com “danos com animais, culturas anuais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos e espaços de apoio à atividade agrícola”.

+ notícias: Economia

Consumidores podem a partir de hoje alterar tarifa da luz a qualquer momento

Os consumidores domésticos podem, a partir desta quinta-feira, alterar, a qualquer momento, a sua tarifa da luz, escolhendo entre a simples, bi-horária e tri-horária.

Rendas, portagens e bilhetes de transportes. Saiba os aumentos que vai sentir em 2026

O ano de 2026 deverá ser marcado pelo recuo da taxa de inflação para 2,1% e por um novo alívio no IRS, mas as famílias vão deparar-se com uma subida generalizada dos preços de alguns bens e serviços.

Taxa de inflação em 2025 abrandou para 2,3%

A taxa de inflação no conjunto de 2025 terá sido de 2,3%, segundo a estimativa rápida do INE divulgada esta quarta-feira, após em 2024 ter sido de 2,4%.