INEM com 11 milhões de euros para manutenção e gestão da frota

INEM com 11 milhões de euros para manutenção e gestão da frota
Foto: INEM
| Economia
Porto Canal/Agências

O Governo aprovou esta quinta-feira uma despesa de 11 milhões de euros para a manutenção e gestão da frota automóvel do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), composta por cerca de 600 veículos.

“Todos já vimos, já lemos e já ouvimos relatos e situações de parte dessa frota automóvel não ter a manutenção desejável e, por isso, estar em situações de inoperacionalidade”, referiu o ministro da Presidência, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

Perante isso, o executivo aprovou uma “despesa plurianual de 11 milhões de euros para a manutenção e gestão da operação da frota de veículos do INEM”, adiantou António Leitão Amaro.

No final de 2024, uma auditoria da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu que, em outubro desse ano, a frota de emergência médica do INEM era constituída por 524 veículos, dos quais 170 estavam em oficina, o que representava 33% do total dos meios de emergência próprios.

Dos 524 veículos de emergência médica,76,7% tinham data de matrícula até 2015 (inclusive), referiu ainda a IGAS, para quem a antiguidade da frota, bem como a utilização em condições bastante exigentes, causava “constrangimentos operacionais e aumento da despesa pública", tendo em conta a frequência e o valor da reparação e manutenção.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.