Autarca de Braga quer dar chave de honra da cidade aos seus dois antecessores

Autarca de Braga quer dar chave de honra da cidade aos seus dois antecessores
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

O novo presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, anunciou esta segunda-feira que vai propor ao executivo a atribuição da chave de honra da cidade aos seus dois antecessores no cargo, Francisco Mesquita Machado e Ricardo Rio.

No discurso de tomada de posse, João Rodrigues disse que aqueles são "dois homens que marcaram de forma singular" o percurso coletivo de Braga.

"Dois homens diferentes, de tempos e estilos diferentes. Dois homens que tiveram visões por vezes opostas sobre Braga, mas que dedicaram, um e outro, muitos anos das suas vidas, das suas e das suas famílias, à mesma causa de servir a nossa cidade", referiu.

Mesquita Machado (PS) foi presidente da Câmara de Braga durante 37 anos, enquanto Ricardo Rio (PSD) exerceu o cargo dos últimos 12 anos.

"A política adulta sabe distinguir. Sabe que não há futuro quando o passado é escondido ou esquecido. Sabe que só há futuro quando o passado é aceite e respeitado. E, por isso, em nome da cidade e em nome de cinco décadas de democracia, anuncio aqui que levarei à Câmara Municipal a proposta de atribuição da chave de honra da cidade a ambos", disse João Rodrigues, eleito presidente nas autárquicas de 12 de outubro pela coligação PSD/CDS/PPM.

Rodrigues sublinhou que não se trata de unanimismo, mas sim de respeito.

"Não é um gesto pessoal, é um gesto institucional. Isto não vem apagar as nossas diferenças, mas vem afirmar um princípio muito simples, mas igualmente muito poderoso:

Braga é sempre maior do que as nossas diferenças", apontou.

A Mesquita Machado, agradeceu "o sonho de afirmação" e "a coragem de querer mães quando parecia difícil querer tanto".

A Ricardo Rio, agradeceu a "ambição, a energia e a inteligência com que projetou Braga nos últimos anos".

"A vossa história faz parte da nossa história", rematou.

+ notícias: Norte

GNR barricado no posto de Felgueiras entregou-se às autoridades

O militar da GNR condenado a 13 anos de prisão por burlas superiores a 400 mil euros e que se barricou na tarde de terça-feira no posto da GNR de Felgueiras entregou-se esta manhã às autoridades.

GNR detém suspeito de causar acidente que deixou dois mortos na Maia em agosto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta quarta-feira a detenção de um homem suspeito de causar um acidente rodoviário que provocou duas vítimas mortais e dois feridos muito graves, em agosto, na Maia, distrito do Porto.

Matosinhos deixa de cobrar taxa turística em dormidas inferiores a 4 horas

A Câmara de Matosinhos vai deixar de cobrar taxa turística em dormidas com menos de quatro horas e em estadias em parques de campismo ou de caravanismo de três meses ou mais, segundo foi publicado esta terça-feira em Diário da República.