Papa destaca "sede de justiça" dos povos "em condições desumanas inaceitáveis"

Papa destaca "sede de justiça" dos povos "em condições desumanas inaceitáveis"
Foto: Santuário Alexandrina de Balasar
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Papa Leão XIV pediu este sábado uma reflexão sobre os “tantos países e povos que têm fome e sede de justiça”, porque as suas condições de vida “são tão injustas e desumanas que se tornam inaceitáveis”.

No discurso dedicado ao Jubileu da Justiça, que proferiu na praça de São Pedro diante de milhares de peregrinos que chegaram a Roma para este evento, o Papa pediu uma reflexão "sobre um aspeto da justiça que muitas vezes não é suficientemente abordado: a realidade de tantos países e povos que têm fome e sede de justiça, porque as suas condições de vida são tão injustas e desumanas que se tornam inaceitáveis".

Leão XIV considerou ainda que "onde não há justiça, também não pode haver Direito. O que se faz de acordo com o Direito, faz-se com justiça".

"Mas o que se faz injustamente é impossível que seja de acordo com o Direito. Onde não há justiça, não há Estado", acrescentou o Papa, referindo-se às reflexões de Santo Agostinho, que apontou como palavras que inspiram todos "a dar sempre o melhor no exercício da justiça ao serviço do povo, com os olhos postos em Deus, para respeitar plenamente a justiça, o direito e a dignidade das pessoas".

No seu discurso, o Papa norte-americano e peruano destacou a importância da justiça "perante os diferentes conflitos que podem surgir na ação individual, ou na perda do bom senso que pode afetar até mesmo instituições e estruturas".

Leão XIV sublinhou ainda que a "justiça torna-se concreta quando se orienta para os outros, quando a cada um é dado o que lhe corresponde, até alcançar a igualdade em dignidade e oportunidades entre os seres humanos", ao lamentar "que existam discriminações crescentes cujo primeiro efeito é precisamente a falta de acesso à justiça".

"A verdadeira igualdade, por outro lado, é a possibilidade de todos poderem realizar as suas aspirações e ver garantidos os direitos inerentes à sua dignidade, apoiados por um sistema de valores comuns e partilhados, capazes de inspirar normas e leis que sustentem o funcionamento das instituições", afirmou.

Por isso, exortou as pessoas envolvidas na Justiça a "procurarem ou recuperarem os valores esquecidos na convivência, o seu cuidado e o seu respeito", citando "a expansão de comportamentos e estratégias que mostram desprezo pela vida humana desde o seu início, que negam direitos fundamentais à existência pessoal e não respeitam a consciência da qual nascem as liberdades".

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.