Associação dos oficiais da GNR pede reunião à ministra e quer resolvido cálculo da pensão

Associação dos oficiais da GNR pede reunião à ministra e quer resolvido cálculo da pensão
| Economia
Porto Canal/Agências

A Associação Nacional de Oficiais da Guarda (ANOG) pediu esta quinta-feira uma reunião à ministra da Administração Interna, considerando que é “muito urgente” resolver o problema do cálculo da pensão de reforma dos militares da GNR.

Em comunicado, a associação que representa os oficiais da Guarda Nacional Republicana diz que pediu a Maria Lúcia Amaral uma reunião para debater as principais reivindicações da classe, algumas das quais com vários anos e expostas à anterior ministra.

Segundo a ANOG, uma das principais reivindicações passa pelo cálculo da pensão de reforma dos militares da GNR, que é um “assunto muito urgente e que urge resolver no próximo Orçamento do Estado”.

“Atendendo-se às restrições impostas pela condição militar aos militares da GNR, é justo sermos compensados na sua reforma. Se não for alterado o cálculo da pensão de reforma, o mesmo irá ter impacto extremamente negativo já em janeiro de 2026. O descontentamento é generalizado e a onda de insatisfação poderá ser pior que a sentida há um ano atrás com a aprovação do suplemento de missão da PJ”, realça a associação.

A ANOG acrescenta também que alterações ao regime remuneratório, regime de avaliação dos militares e montante a aplicar no sistema de saúde da GNR são outras das reivindicações.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.