Escritor Valter Hugo Mãe vai ser celebrado em outubro na Mostra de Cinema de São Paulo

Escritor Valter Hugo Mãe vai ser celebrado em outubro na Mostra de Cinema de São Paulo
Foto: Porto Editora
| Mundo
Porto Canal/Agências

O escritor Valter Hugo Mãe “vai ser celebrado” em outubro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Brasil, onde serão exibidos um documentário sobre o autor e a adaptação do romance “O Filho de Mil Homens”.

Em comunicado, a organização revelou que Valter Hugo Mãe é o autor do cartaz da 49.ª edição da mostra e que está prevista a exibição do documentário “De Lugar Nenhum”, do realizador Miguel Gonçalves Mendes, sobre o processo criativo e de escrita do livro “A Desumanização”.

Em junho, Miguel Gonçalves Mendes contou à agência Lusa que “De Lugar Nenhum” é o primeiro filme a ser concluído, de uma série de nove longas-metragens, “que se cruzam no tempo e no espaço”, no âmbito do projeto de longa duração “O sentido da vida”, rodado em vários países.

O documentário sobre Valter Hugo Mãe foi rodado em Portugal, Islândia, Colômbia, Brasil e Macau.

A Mostra de Cinema de São Paulo vai programar ainda a longa-metragem “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende, a partir do romance homónimo de Valter Hugo Mãe e que tem estreia prevista ainda para este ano na plataforma de ‘streaming’ Netflix.

Esta primeira adaptação cinematográfica de uma obra de Valter Hugo Mãe é protagonizada pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro.

O festival de São Paulo vai decorrer de 16 a 30 de outubro, estando ainda por anunciar a programação completa.

Sobre a escolha de Valter Hugo Mãe para desenhar o cartaz oficial, a diretora da mostra, Renata de Almeida, afirmou em comunicado que o escritor “tem um trabalho visual que dialoga com o que escreve: É detalhista, cheio de repetições gráficas, obsessões e gestos quase caligráficos que lembram a sua cadência textual”.

Valter Hugo Mãe tem estado nas últimas semanas no Brasil para participar em várias iniciativas literárias, numa altura em que é editada no mercado brasileiro a obra "Educação da Tristeza".

Esta semana é homenageado, juntamente com a escritora brasileira Ana Maria Gonçalves, no festival literário Fliparacatu, que termina no sábado em Paracatu, Minas Gerais.

Em nota de imprensa, a Porto Editora lembrou que o escritor já esteve no Festival Literário de São Paulo (FLISampa), na MoLA – Mostra de Literatura e Arte, em Gonçalves (Minas Gerais), e na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty.

Na quarta-feira, o escritor português foi recebido, em Brasília, pelo Presidente do Brasil, Inácio Lula da Silva, revelou a editora.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.