Portos recebem 1,85 milhões de turistas de cruzeiros em 2024

Portos recebem 1,85 milhões de turistas de cruzeiros em 2024
| Economia
Porto Canal/Agências

Os portos portugueses receberam aproximadamente 1,85 milhões de passageiros de cruzeiros em 2024, com Lisboa a liderar, com quase 764 mil, segundo dados da Cruise Lines International Association (CLIA), esta segunda-feira divulgados.

De acordo com os mais recentes dados da associação comercial da indústria de cruzeiros, divulgados em comunicado, a nível global este setor recebeu 34,6 milhões de passageiros em 2024, prevendo-se 37,7 milhões em 2025.

No ano passado, 74.000 portugueses escolheram viajar num cruzeiro, sendo os destinos mais populares a região do Mediterrâneo, seguida de Caraíbas-Bahamas-Bermudas e Norte da Europa.

A média de duração de cruzeiros dos passageiros de origem portuguesa foi de 8,2 dias e a media de idades de 47,8 anos.

A indústria dos cruzeiros representa apenas 2% das viagens e do turismo a nível mundial, mas, segundo a associação, gerou 156 mil milhões de euros a nível mundial em 2023.

Na Europa, os cruzeiros contribuíram com 55 mil milhões de euros para o produto interno bruto (PIB), assegurando 440.000 postos de trabalho.

Em Portugal, em 2023, o setor gerou receitas de 681 milhões de euros, contribuindo com 322 milhões de euros para o PIB e assegurando mais de 9.000 empregos.

“Os cruzeiros continuam a ser um dos setores mais dinâmicos e resilientes do turismo. A nossa capacidade de atrair novos clientes, receber grupos multigeracionais e oferecer experiências diversificadas reforça a vitalidade do nosso setor”, salientou o diretor executivo da CLIA Europa, Nikos Mertzanidis, citado na mesma nota.

+ notícias: Economia

Dia de sorte? Conheça a chave vencedora do Euromilhões

Já são conhecidos os números que compõem a chave vencedora do sorteio desta sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.