IAG acredita que TAP pode ter sucesso no grupo se “termos forem adequados”

IAG acredita que TAP pode ter sucesso no grupo se “termos forem adequados”
| Economia
Porto Canal/Agências

O International Airlines Group (IAG), que inclui a British Airways e Iberia, congratulou-se esta sexta-feira com o lançamento da privatização da TAP e disse acreditar que a companhia poderá ter sucesso no grupo, se os termos do negócio “forem adequados”.

“Se os termos forem adequados, acreditamos que a TAP poderá ter sucesso enquanto parte do modelo distintivo e comprovado do IAG”, apontou um porta-voz do grupo, em comunicado sobre os resultados do primeiro semestre, congratulando-se com o anúncio do lançamento do processo de privatização da TAP.

O IAG, que inclui a British Airways, a Iberia, a Vueling, a Aer Lingus e a Level, reportou esta sexta-feira um lucro de 1,3 mil milhões de euros até junho, mais 43,8% face aos 905 milhões de euros do ano anterior.

O grupo considerou que a sua solidez financeira permite-lhe modernizar a frota, investir em aeronaves de nova geração e produtos essenciais, e liderar o setor na adoção do Combustível Sustentável para Aviação (SAF).

“O sucesso da Aer Lingus desde a sua integração na IAG em 2015 é um exemplo claro do que pode ser alcançado”, referiu o grupo, realçando que a companhia irlandesa “reforçou a sua marca e mais do que duplicou a sua capacidade de longo curso no ‘hub’ de Dublin”, contando agora com 20 destinos na América do Norte, comparando com apenas quatro antes da integração no grupo.

O processo de reprivatização da TAP foi formalmente iniciado em 10 de julho, com a aprovação, em Conselho de Ministros, do decreto-lei que define os termos da operação.

Numa primeira fase, o Estado prevê alienar, através de venda direta, até 49,9% do capital da transportadora aérea nacional, dos quais 5% destinados aos seus trabalhadores.

Além do IAG, também os outros dois grandes grupos de aviação europeu – Lufthansa e Air France-KLM, tinham manifestado interesse no negócio.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.