Hóspedes e dormidas no alojamento turístico sobem 2,6% e 1,3% em maio

Hóspedes e dormidas no alojamento turístico sobem 2,6% e 1,3% em maio
| Economia
Porto Canal/Agências

Os hóspedes e as dormidas no setor do alojamento turístico aumentaram 2,6% e 1,3% em maio, em termos homólogos, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, em maio o setor do alojamento turístico registou 3,2 milhões de hóspedes (+2,6%) e 7,8 milhões de dormidas (+1,3%).

Em maio, o setor gerou 717,0 milhões de euros de proveitos totais (resultantes de toda a atividade do estabelecimento hoteleiro) e 550,6 milhões de euros de proveitos de aposento (apenas referentes às dormidas), o que representa subidas de 8,7% e 8,9%, respetivamente, face ao mesmo mês de 2024.

Em maio, entre os 10 principais mercados emissores em termos de dormidas, os Estados Unidos destacaram-se com um crescimento de 6,0%. Em oposição, o mercado brasileiro assinalou o maior decréscimo (-11,6%).

+ notícias: Economia

Descida do IRS dá redução adicional de 34 euros a salário de 1.000 euros

A redução do IRS aprovada no parlamento na sexta-feira permitirá a um trabalhador solteiro e sem filhos, com um salário de 1.000 euros, pagar menos 34 euros de imposto anual do que com a atual tabela do IRS, mostram simulações da PwC.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.