Programador cultural Hélder Sousa é cabeça de lista do Livre à Câmara do Porto

Programador cultural Hélder Sousa é cabeça de lista do Livre à Câmara do Porto
Foto: DR
| Porto
Porto Canal/Agências

O gestor, produtor e programador cultural Hélder Sousa é o candidato do Livre à Câmara Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas traçando como prioridades a habitação, mobilidade, ecologia e direitos humanos, anunciou esta quarta-feira o partido.

“Esta candidatura representa a mudança progressista e ecológica que a cidade reclama. Habitação, mobilidade, ecologia, democracia e direitos humanos são os pilares que sustentam a nossa visão de uma cidade mais justa, capaz de acolher todas as pessoas e de garantir liberdade para quem nela quiser construir a sua vida e concretizar os seus sonhos”, refere o Livre, em comunicado.

A apresentação da candidatura do Livre à Câmara Municipal do Porto realizar-se-á na segunda-feira às 18h00 na Central Elétrica do Freixo.

O cabeça de lista à autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira, fundou e coordenou a Rádio Manobras, uma rádio comunitária do Porto, onde fez vários programas dedicados ao Porto, salienta.

Membro do Livre desde 2022, do Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial do Porto e da Assembleia do Livre, Hélder Sousa, de 47 anos, foi candidato às eleições legislativas de 2024 e 2025 pelo círculo eleitoral do Porto.

Em sua opinião, o próximo ciclo político autárquico é uma escolha entre um modelo de desenvolvimento focado no futuro, na ecologia e na justiça social ou na continuidade do domínio do mercado e dos interesses de alguns sobre a cidade que é de todas as pessoas.

“A crise da habitação, as desigualdades sociais e territoriais dentro do espaço urbano, a transição para um modelo económico sustentável, a mobilidade urbana, a resposta às alterações climáticas e a necessária participação de todas as comunidades na vida pública são os grandes desafios para os quais temos que encontrar respostas”, considera.

Hélder Sousa defende uma cidade mais verde, mais plural, mais progressista e mais inclusiva a todas as ruas de todos os bairros da cidade.

Para além de Hélder Sousa, foram já anunciados como candidatos à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (movimento Porto Primeiro), Vitorino Silva (RIR), António Araújo (movimento Porto à Porto), Aníbal Pinto (Nova Direita), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo, como independente e o ex-ministro Pedro Duarte, pela coligação "O Porto Somos Nós" que junta PSD, IL, CDS-PP e independentes e Alexandre Guilherme Jorge (Volt).

O atual executivo é composto por seis eleitos pelo movimento independente de Rui Moreira, três eleitos pelo PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas deverão ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro deste ano.

+ notícias: Porto

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, por maioria, a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), substituindo Marco Martins, que foi destituído.

Metro do Porto remete prazos, datas e explicações sobre Linha Rosa para dia 20

O novo presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, recusou comprometer-se com prazos sobre a conclusão da obra da Linha Rosa e remeteu explicações sobre eventuais derrapagens para a reunião pública de executivo municipal de dia 20.

Tribunal condena 23 arguidos por tráfico de droga no Porto, sete com pena efetiva

O tribunal do Porto condenou esta sexta-feira 23 arguidos, sete dos quais com penas de prisão efetiva, por tráfico de droga no Bairro da Pasteleira, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).