Pizarro quer entregar pelouro da Cultura a vice da CCDR-N Jorge Sobrado

Pizarro quer entregar pelouro da Cultura a vice da CCDR-N Jorge Sobrado
| Porto
Porto Canal/ Agências

O atual vice-presidente da CCDR-N Jorge Sobrado é a aposta do candidato do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, para o pelouro da Cultura, confirmou esta sexta-feira o candidato socialista à Lusa.

“É um enorme motivo de orgulho para mim e uma fortíssima razão de confiança para o Porto que alguém tão qualificado como o Jorge Sobrado tenha aceitado o meu convite para ser o futuro vereador da cultura (…), uma pessoa com experiência autárquica, em Viseu e no Porto, e com experiência que vai muito para além das autarquias, do ponto de vista da administração pública na CCDR”, declarou Manuel Pizarro.

O nome de Jorge Sobrado é apresentado esta sexta-feira, pelas 11h30, no Palácio de São João Novo, um local “simbólico”. Sobrado foi o responsável por, em 2023, anunciar uma reestruturação do então Museu da Cidade (atual Museu do Porto) e a criação de um núcleo central, que até então não existia, e que vai ter casa no Palácio de São João.

“O Museu do Porto é um dos grandes projetos que nós apresentaremos para o futuro. E ao escolhermos apresentar o nosso futuro vereador da cultura no local onde queremos colocar a sede do Museu do Porto, estamos também a dar um grande sinal da centralidade que nós atribuímos ao Museu do Porto”, partilhou o socialista com a Lusa.

Jorge Sobrado, licenciado em Ciências da Comunicação, foi diretor do Museu e Bibliotecas do Porto entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2024, cargo que deixou para assumir a vice-presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Ainda antes, entre 2017 e 2021, foi vereador com o pelouro da Cultura da Câmara de Viseu, onde trabalhava desde 2013, como adjunto do então presidente da autarquia, o social-democrata António Almeida Henriques (1961-2021).

Em 2013 o pelouro da Cultura da Câmara do Porto foi atribuído a Paulo Cunha e Silva. Após a sua morte, em 2015, o presidente da autarquia, Rui Moreira, passou a deter este pelouro, que acumula, atualmente, com os pelouros da Economia e dos Transportes.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).