Aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Leixões e bacia de rotação concluídos

Aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Leixões e bacia de rotação concluídos
| Norte
Porto Canal / Agências

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) informou este sábado que o aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Leixões e bacia de rotação estão concluídos, mas admite que o prolongamento do quebra-mar exterior “está atrasado”.

Segundo a APDL, esta empreitada atrasou-se relativamente à data de lançamento, estando já concluidos os 300 metros de extensão.

“Está-se a trabalhar nos mantos de proteção, devendo a empreitada concluir-se, previsivelmente, no próximo ano [2026] com a execução da super estrutura”, refere.

Estes esclarecimentos, a que a Lusa teve acesso este sábado, já foram enviados à Associação Viver Matosinhos, que na terça-feira questionou a APDL sobre se o projeto do novo terminal de contentores foi “abandonado”, por ter “expirado a validade das declarações de impacte ambiental”.

Fundada pelo impulsionador do Movimento Diz Não ao Paredão, que contesta as obras no Porto de Leixões, e ex-candidato à Câmara de Matosinhos pelo Iniciativa Liberal, Humberto Silva, pede ainda uma informação detalhada “sobre o projeto submetido em sede de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) para a reconversão do Terminal Norte do Porto de Leixões”.

Esta associação manifesta “profunda preocupação relativamente ao ponto de situação de projetos cruciais para o desenvolvimento e competitividade do Porto de Leixões que, como se sabe, não são isentos de impactos ambientais e sociais e, também por isso, merecem uma redobrada atenção e exigência na sua execução”.

“É fundamental compreender a sua articulação com a marina de recreio, escolas de vela, escolas de mergulho e restantes entidades que atualmente desenvolvem a sua atividade naquela localização”, observa.

Em resposta, a APDL afirma que solicitou à Agência Portuguesa do Ambiente a prorrogação da validade da Declaração de Impacto Ambiental relatica ao novo terminal de contentores.

Refere que a construção de um novo terminal de contentores que permitirá a atracação de navios de 300 metros, e que tirará partido das novas condições de abrigo geradas pela construção do prolongamento do quebra-mar exterior ao Porto de Leixões, será objeto de concurso público a lançar pela APDL no decurso de 2026.

No domínio da náutica de recreio, “as infraestruturas estão a ser alvo de uma abordagem orientada para a sua dinamizaçã”, com a APDL “empenhada na sua valorização”.

Na sequência, esclarece, “têm decorrido contactos com os ‘stakeholders’, tendo em vista planificar novas instalações no Porto de Leixões que ampliem a capacidade para a prática náutica desportiva e para o tráfego de iates, a motor e à vela”.

A APDL acrescenta que nos termos da lei, submete “todos os projetos a licenciamento ambiental, que, como se sabe, engloba um período de consulta pública, cabendo à APA a abertura do periodo a isso destinado”.

+ notícias: Norte

Silva Tiago recandidata-se a um terceiro mandato na Maia pela coligação PSD/CDS-PP

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, adiantou esta sexta-feira que se recandidata a um terceiro e último mandato pela coligação PSD/CDS-PP nas eleições de outubro focado em acelerar a construção de novas habitações.

Banhos desaconselhados nas praias Angeiras Norte e Labruge em Matosinhos e Vila do Conde

Os banhos nas praias de Angeiras Norte, em Matosinhos, e Labruge, em Vila do Conde, ambos concelhos do distrito do Porto, estão desaconselhados desde esta sexta-feira devido a descargas no rio Onda, revelou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Espinho com praia de Silvalde desaconselhada a banhos

A praia de Silvalde, no município de Espinho, está desaconselhada a banhos desde quinta-feira, devido a contaminação microbiológica da água, revela esta sexta-feira a APA - Agência Portuguesa do Ambiente.