Metro do Porto e STCP com serviço reforçado na noite de São João
Porto Canal/Agências
A Metro do Porto e a STCP vão reforçar a frequência e a capacidade dos veículos durante a noite de São João, numa operação que decorrerá durante toda a madrugada de segunda para terça-feira, foi anunciado esta terça-feira.
A festa popular da cidade do Porto que arrasta uma multidão para as ruas na noite de 23 para 24 de junho contará com um “super-serviço especial” da Metro do Porto, que arranca às 20h00, “com reforço de capacidade dos veículos em todas as linhas da rede, através da entrada em circulação de composições duplas”, referiu a transportadora em comunicado.
Segundo a Metro, em todos os trajetos, com exceção da Linha Violeta (linha do aeroporto), o serviço vai manter-se de modo ininterrupto e ativo até às 06h00 de terça-feira.
Contudo, salientou a Metro, o serviço terá uma interrupção forçada na ligação entre Vila Nova de Gaia e o Porto na ponte Luiz I, entre as 23h30 e as 01h00, “devido ao tradicional fogo de artifício e à forte afluência que ele gera nas margens do rio Douro”, sendo que o tabuleiro superior da travessia terá a circulação pedonal cortada a partir das 12h00 e até às 04h00.
“Também no Jardim do Morro deixa de ser feita paragem na estação do metro (apesar de não haver corte no percurso) a partir das 12h00 e até às 04h00. Situação idêntica vai verificar-se nas estações dos Aliados e de São Bento, embora aí o encerramento das duas estações se inicie apenas às 22h00 e termine após autorização das forças de segurança – o que deve ocorrer antes das 04h00”, acrescentou.
Apesar destes condicionamentos, “a normal operação na Linha Amarela está sempre assegurada entre o Hospital de São João e a Trindade [no Porto] e entre General Torres e Vila d’Este [em Gaia]”.
Já a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) colocará “em marcha um serviço especial” entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira, que passa por reforçar “as principais linhas com destino à baixa da cidade, maior frequência de autocarros e viaturas de grande capacidade em circulação”.
“Para facilitar o movimento de passageiros durante a noite e madrugada, várias linhas irão terminar a viagem em pontos estratégicos como a Rua da Restauração, Trindade, Rua do Bolhão e Rua Sá da Bandeira, com horários ajustados às necessidades da procura”, especifica a STCP em comunicado.
Os festejos na baixa implicam a alteração de términos das linhas 200, 602 e 1M, que terminarão na Rua da Restauração.
As linhas 305, 700, 800, 801, 7M, 8M e 9M passaram a ter término na Rua Sá da Bandeira, enquanto as linhas 502, 701, 702 e 5M terminarão no Bolhão.
Os festejos implicam ainda alterações nos términos das linhas de Gaia, designadamente 901, 906, 904, 905, 10M e 12M”.
“Devido aos constrangimentos de trânsito, as linhas 403, 500, 900 e 11M vão ser suprimidas a partir das 19h00 [de segunda-feira]”, retomando o serviço habitual no dia seguinte, com o horário de “domingos e feriados, acrescenta a STCP.
Também os elétricos (linhas 1 e 18) terminarão às 19h00 de segunda-feira, sendo retomado às 09h00 do feriado municipal.
O fogo de artifício de São João durará 16 minutos e vai dividir-se entre as pontes Luiz I e Arrábida.
Na apresentação das festas de São João, a Câmara do anunciou que o orçamento para o espetáculo piromusical é o maior de sempre, 210 mil euros, que será suportado em partes iguais pelos municípios do Porto e Gaia.
Segundo a informação distribuída, as festividades representam, para a autarquia portuense, um investimento de 780 mil euros, dos quais 300 mil euros são destinados à programação.
A animação principal vai distribuir-se pelo Largo Amor de Perdição, jardins do Palácio de Cristal e Casa da Música, para onde estão agendados espetáculos de humor, por exemplo com Herman José e o Tio Jel, e de música, com Quim Barreiros, Cláudia Pascoal, Ana Bacalhau e Ena Pá 2000, refere a programação.
