Autarca do PSD processado por Filipe Araújo pergunta se fará o mesmo a Rui Moreira

Autarca do PSD processado por Filipe Araújo pergunta se fará o mesmo a Rui Moreira
Foto: CM Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

O deputado municipal do PSD/Porto Rodrigo Passos quer saber se, tal como fez com ele em abril, quando o processou por manifestar dúvidas sobre os contratos da Porto Digital, o vice-presidente Filipe Araújo vai agora processar também Rui Moreira.

No início de abril, o PSD enviou um requerimento ao presidente da Câmara do Porto para que fosse realizada uma auditoria aos contratos da Associação Porto Digital (APD), sobretudo de consultadoria.

O pedido surgiu depois de o deputado municipal do PSD Rodrigo Passos, que é atualmente líder da JSD do Porto, ter afirmado que três contratos da APD geravam dúvidas se teriam sido usados para “propaganda” do vice-presidente da câmara, Filipe Araújo.

Na sequência das declarações sobre a Porto Digital, Filipe Araújo avançou com uma queixa-crime contra o deputado social-democrata a quem exigiu, também, um pedido de desculpas.

De acordo com um documento à qual a Lusa teve, esta sexta-feira, acesso – que inicia com reparos do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, nos quais este mostra “apreensão” e “preocupação“ – no primeiro trimestre de 2025, a APD contabilizava contratos no valor de 191.430 euros, enquanto em 2024 o valor total foi de 154.694,99 euros e em 2023 de 98.085 euros.

“Os dados de 2025 correspondem a contratos celebrados no 1.º trimestre de 2025, sendo superiores em 24% ao valor total dos contratos do ano de 2024”, lê-se no documento assinado pelo diretor municipal da Presidência, e que surge na sequência da auditoria feita a pedido da vereação do PSD aos contratos celebrados nos últimos seis meses pela Porto Digital.

No despacho sobre esta análise à auditoria, Rui Moreira escreve: “Visto com apreensão a falta de envio tempestivo dos contratos ao Tribunal de Contas”.

O autarca acrescenta “preocupação com a ineficácia do planeamento da atividade da associação, mais a mais em anos sucessivos, com impacto na escolha dos procedimentos concursais”.

Em declarações à Lusa, Rodrigo Passos afirmou que “as justificações que [Filipe Araújo] apresentou até agora têm sido manifestamente curtas, mas o relatório, por outro lado, é bastante claro”.

“Se o doutor Filipe Araújo entende que questionar tudo isto justifica um processo-crime, pergunto, no seguimento daquilo que foi a mensagem do presidente da Câmara Municipal do Porto, se também vai mover um processo contra o presidente Rui Moreira, que partilhou da mesma apreensão, da mesma preocupação, que o PSD teve em março”, disse o autarca social-democrata.

E prosseguiu: “Filipe Araújo vai apresentar um processo-crime contra o doutor Rui Moreira? Porque, no final do dia, o que está em causa é muito simples: o dinheiro dos portuenses tem de ser tratado com rigor e quem fiscaliza, neste caso, como eu e muitos outros, não pode ser intimidado, [mas] deve ser, sobretudo, respeitado”.

A Lusa tentou uma reação do também candidato à Câmara do Porto, mas até ao momento não foi possível.

+ notícias: Porto

Metrobus do Porto regista média de seis mil viagens por dia

O metrobus do Porto regista uma média de seis mil viagens por dia, anunciou esta quinta-feira a secretária de Estado da Mobilidade, defendendo ser “absolutamente essencial” assegurar medidas que permitam reduzir tempos de viagem em transporte público face ao individual.

IHRU prevê iniciar reconversão de antigo quartel militar do Porto em habitação em 2027

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) espera começar a reconversão do antigo Quartel da Manutenção Militar, em Lordelo do Ouro, no Porto, em habitação acessível “no primeiro semestre de 2027”, avançou fonte oficial à Lusa.

Biblioteca Pública Municipal do Porto abre vazia ao público antes de entrar em obras

A Biblioteca Pública Municipal do Porto vai abrir ao público na sexta-feira e no sábado para que se possa visitar este espaço vazio antes de encerrar para obras de requalificação e ampliação.