Azeméis com mais animais, máquinas de costura e triciclos no Mercado à Moda Antiga

Azeméis com mais animais, máquinas de costura e triciclos no Mercado à Moda Antiga
Foto: Mercado à Moda Antiga
| Norte
Porto Canal/ Agências

Oliveira de Azeméis recebe no sábado e domingo o “Mercado à Moda Antiga”, que recorre a 2.000 pessoas para recriar hábitos comerciais com cerca de 150 anos e em 2025 vai acolher mais animais, máquinas de costura e triciclos.

Com o seu centro histórico fechado ao trânsito para acomodar tabernas, bancas de vendas, palcos, oficinas e outras estruturas lúdicas, Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, alberga assim a 26.ª edição do evento, que envolve o trabalho de coletividades, instituições sociais, escolas e artesãos, num total de 160 entidades cujos membros trajam a rigor para o efeito.

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira, lembrou que essa recriação histórica evoca o mercado que, entre finais do século XIX e inícios do XX, se realizava semanalmente na antiga Praça dos Vales e já na altura integrava uma significativa componente de jogos tradicionais, à semelhança da sua réplica atual.

“A edição de 2025 do Mercado à Moda Antiga mantém a mesma pujança dos anos anteriores, manifestando um arrojo e uma criatividade que procuram, acima de tudo, ir ao encontro das expectativas de quem nos visita, mas reafirmando também a sua vertente pedagógica, ao gerar dinâmicas que permitem a partilha intergeracional de saberes, de conhecimento e de vivências únicas e enriquecedoras”, declarou à Lusa o autarca socialista.

Nessa componente pedagógica, Joaquim Jorge Ferreira realçou o contacto com os “animais de quinta”, este ano “agrupados numa exposição revista e melhorada com a participação da [empresa] Fazenda dos Animais e do Centro Hípico e Terapêutico de Carregosa”, e igualmente abordados nos jogos da área temática “O campo na cidade”.

“O meio rural ocupará assim um espaço onde crianças e famílias poderão interagir com o mundo animal, decorado à época, e contactar com monitores preparados para esclarecer dúvidas e interagir com os visitantes”, notou o presidente da Câmara.

Outra faceta em destaque na programação de 2025 é o que Joaquim Jorge Ferreira definiu como “uma cativante exposição de máquinas de costura antigas”, à qual se juntam ainda “experiências com triciclos” de outros tempos, para usufruto dos mais novos, e o já “tradicional desfile de trajes de época”, no que o autarca disse estar refletida “a preocupação para com o rigor histórico do evento”.

Ocupando cerca de 4.000 metros quadrados distribuídos por várias ruas da cidade, a 26.ª edição do Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis comercializa desde refeições, petiscos e doces já confecionados até frutas e legumes a granel, assim como enchidos regionais, mel e compotas, plantas e flores, passadeiras e outros têxteis artesanais, peças de madeira, couro e ferro, etc.

Com entrada livre em todas as atividades, o programa propõe igualmente concertos de música popular, espetáculos de folclore, atuações de ardinas e estátuas vivas, performances de teatro e circo, sessões de contos infantis e um carrossel infantil artesanal.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.