Fumo negro na chaminé do Vaticano adia para amanhã escolha de novo Papa

Fumo negro na chaminé do Vaticano adia para amanhã escolha de novo Papa
| Mundo
Porto Canal / Agências

Fumo negro saiu est quarta-feira da chaminé do Vaticano às 21h01 (20h01 em Portugal continental) para indicar que os 133 cardeais eleitores, reunidos em conclave desde as 15h30 (16h30), ainda não chegaram a consenso sobre o próximo papa.

Esta foi a única votação do dia e a primeira do conclave para escolher o sucessor de Francisco (2013-2025).

Mais de 30 mil pessoas estavam concentradas na Praça de São Pedro, momentos depois do início do conclave, disse a polícia municipal de Roma.

Durante os restantes dias do conclave, terão lugar quatro votações, duas de manhã e duas à tarde.

Depois de cada escrutínio, os boletins são queimados num forno, previamente instalado na capela Sistina.

Na quinta-feira, o primeiro sinal de fumo pode ser por volta do meio-dia (11h00 em Portugal continental), a menos que seja escolhido um novo papa na primeira votação do dia, caso em que o fumo branco sairá da chaminé por volta das 10h30 (09h30).

À tarde, o resultado das votações dos cardeais será conhecido pelas 17h30 (16h30) e 19h00 (18h00).

Francisco morreu a 21 de abril, aos 88 anos, deixando um pontificado de 12 anos de grande popularidade, mas também marcado por uma feroz oposição interna.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.