Câmara do Porto vai hastear bandeira LGBTQIA+

Câmara do Porto vai hastear bandeira LGBTQIA+
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara do Porto vai hastear a bandeira arco-íris no dia 17 de maio na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao município, para assinalar o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Numa informação enviada à Lusa, a Câmara do Porto informou que, "tal como em anos anteriores", voltará a hastear, pelas 11h00, a bandeira arco-íris na Praça do General Humberto Delgado.

A autarquia esclareceu ainda que, em parceria com outras entidades, irá promover, entre 17 e 24 de maio, a Semana Municipal de Inclusão, cujo programa conta com mais de 20 iniciativas, entre as quais ações de sensibilização, sessões artísticas e ações de formação.

À margem da reunião do executivo, o vereador do BE, Sérgio Aires, afirmou que a câmara iria hastear oficialmente a bandeira arco-íris no dia 17 de maio.

À semelhança dos últimos anos, o BE apresentou uma recomendação para que fosse hasteada a bandeira arco-íris e projetadas as cores no edifício da câmara, que acabou por ser retirada.

Sérgio Aires esclareceu que foi solicitada a compreensão do partido para o facto de 17 de maio ser dia de reflexão, uma vez que as eleições legislativas decorrem no dia seguinte.

“Compreendemos e relativamente à projeção das cores estivemos de acordo que fosse retirado”, referiu, acrescentando que será hasteada oficialmente a bandeira.

“O senhor presidente garante que a bandeira é hasteada oficialmente. Foram precisos quatro anos, mas finalmente vamos ter uma cerimónia oficial da Câmara Municipal do Porto”, acrescentou.

No ano passado, a fachada dos Paços do Concelho esteve iluminada de 16 para 17 de maio com as cores da bandeira arco-íris para assinalar o Dia da Luta contra a Homofobia.

Já no dia 17 de maio do ano passado, a autarquia hasteou a bandeira LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexo) num mastro colocado na praça em frente ao edifício, tal como sucedeu em 2023.

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (COMOP) promove no dia 17 um arraial, no Largo Amor de Perdição, uma “festa popular e associativa” que diz ser “um prolongamento da manifestação e um espaço de utilidade pública de extrema importância, pois permite a visibilidade das organizações que anualmente que fazem trabalho meritório junto das populações marginalizadas”.

Entretanto, a Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto convocou, em articulação com o Movimento Abril, uma manifestação para dia 10 de maio, a partir das 15h00, no Jardim do Marquês, uns dias antes das eleições legislativas.

“Os nossos direitos não deviam estar em risco a cada eleição”, referiu, em comunicado, acrescentando: “num momento em que assistimos a graves retrocessos nos direitos humanos, em que a agenda queer, feminista, antirracista e em defesa da população migrante é invisibilizada e atacada, afirmamos: não nos calaremos”.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.