Morreu a pessoa mais velha do mundo. Freira brasileira tinha 116 anos

Morreu a pessoa mais velha do mundo. Freira brasileira tinha 116 anos
| Mundo
Porto Canal / Agências

A freira brasileira Inah Canabarro, que era a pessoa mais velha do mundo, morreu na quarta-feira em Porto Alegre, poucas semanas antes de completar 117 anos, informou a sua congregação religiosa.

A Companhia de Santa Teresa de Jesus disse que Inah Canabarro morreu em casa de causas naturais. O velório vai realizar-se esta quinta-feira em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Nascida em 1908 no município de São Francisco de Assis (Rio Grande do Sul), a freira iria completar 117 anos no dia 27.

Canabarro foi confirmada em janeiro como a pessoa mais velha do mundo pela LongeviQuest, uma organização que rastreia supercentenários em todo o mundo, depois da morte da japonesa Tomiko Itooka, em dezembro de 2024, com 116 anos.

De acordo com a LongeviQuest, Inah Canabarro foi classificada como a 20.ª pessoa mais velha já documentada a ter vivido, uma lista liderada pela francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos.

No seu 110.º aniversário, foi homenageada pelo Papa Francisco.

Canabarro foi a segunda freira mais velha alguma vez documentada, depois de Lucile Randon, que foi a pessoa mais velha do mundo até à sua morte, em 2023, aos 118 anos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.