Preço do ouro atinge recordes

Preço do ouro atinge recordes
| Mundo
Porto Canal/Agências

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira um novo recorde de 3.430 dólares (cerca de 3.008 euros) a onça, no mesmo dia em que o dólar cedeu, pressionado pela política tarifária de Donald Trump.

Pelas 16:10 (hora de Lisboa), o euro atingiu os 3.430,31 dólares a onça (equivalente a 28,3 gramas), um aumento de quase 3%.

Ao longo do dia, o euro já tinha registado vários recordes, o primeiro dos quais às 07:06, quando ficou em 3.385,85 dólares. Às 13:36 ultrapassou a barreira dos 3.400 dólares.

O último recorde do preço do ouro tinha sido atingido na quinta-feira, quando se situou nos 3.357,78 dólares.

Também esta segunda-feira, o euro ultrapassou os 1,15 dólares, um máximo de novembro de 2021, numa altura em que a guerra comercial e as críticas ao presidente da reserva federal continuam a influenciar os mercados.

Desde 02 de abril, a guerra comercial intensificou-se com o anúncio dos EUA de tarifas recíprocas. Contudo, esta política tarifária acabou por sofrer um retrocesso face ao impacto nos mercados e ao aumento do custo de financiamento da dívida dos EUA.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu, no entanto, aumentar as tarifas sobre a China para 245%, que tinha respondido com tarifas de retaliação.

Pequim, por sua vez, agravou as suas tarifas sobre os Estados Unidos para 125%.

Donald Trump também tem vindo a criticar o presidente da fed, Jerome Powell, cujo mandato termina em maio de 2026.

“Se eu quiser que ele saia, ele sairá muito depressa. Acreditem”, afirmou Donald Trump, na passada quinta-feira.

Na segunda-feira, Trump já tinha classificado Powell como “um grande perdedor”.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.