Novo Banco vai passar para a supervisão do BCE

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 04 set (Lusa) - O Novo Banco vai ser supervisionado diretamente pelo Banco Central Europeu (BCE), de acordo com informação divulgada hoje pela instituição, substituindo assim o BES na lista dos bancos portugueses diretamente supervisionados por Frankfurt.

O BCE publicou hoje uma lista em que refere quais os bancos que, a partir de novembro, serão diretamente supervisionados por si, atualizando informações anteriores.

Em Portugal, os bancos que passarão a estar sob a supervisão direta do BCE serão os já conhecidos Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, BPI e agora o Novo Banco, em vez do BES.

O BCE vai supervisionar diretamente os quatro bancos portugueses referidos devido à dimensão dos seus ativos, que na CGD é de entre 100 a 125 mil milhões de euros, no BCP de 75 a 100 mil milhões de euros, no Novo Banco de 50 a 75 mil milhões de euros e no BPI de 30 a 50 mil milhões de euros.

Por pertencerem ao Novo Banco, aparecem também na lista das instituições significativas o Banco Espírito Santo Açores, BES Investimento, BEST e Banco Espírito Santo et de la Vénétie (França).

A partir de novembro deste ano, no âmbito do mecanismo único de supervisão - uma das três 'pernas' da futura União Bancária -, o BCE vai assumir a supervisão direta dos principais bancos europeus, com os supervisores nacionais a ficarem com a competência pelas instituições mais pequenas, ainda que sob o controlo do BCE.

Até lá, o BCE está a avaliar o balanço de cerca de 130 bancos que supervisionará diretamente - e que representam 80% dos ativos da zona euro - e realizará também testes de 'stress'.

Esta terça-feira, os principais banqueiros portugueses reuniram-se, em Lisboa, no Banco de Portugal, com a presidente do Conselho de Supervisão do Mecanismo Único de Supervisão, Danièle Nouy, para preparar a supervisão bancária única.

Fonte oficial do BCE disse à Lusa que, desde o início do seu mandato, Danièle Nouy tem vindo a conhecer todos os supervisores nacionais e que "o objetivo principal da sua recente viagem a Portugal foi conhecer a equipa de gestão do Banco de Portugal".

Foi no âmbito dessa viagem, acrescentou a mesma fonte, que decorreu a reunião com os banqueiros: "Enquanto estava em Lisboa, teve também um encontro de cortesia com os representantes dos principais bancos do país, nas instalações do Banco de Portugal".

A francesa Danièle Nouy tomou posse, no início deste ano, como responsável do Mecanismo Único de Supervisão, com a função de fazer os trabalhos preparatórios para que o BCE possa assumir a supervisão única dos bancos europeus no início de novembro.

Em entrevista ao Financial Times, pouco depois de assumir o cargo, a ex-responsável pela supervisão bancária de França defendeu que é necessário "aceitar que alguns bancos não têm futuro" e "permitir que alguns desapareçam".

IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.