BCE revê em baixa previsões de crescimento para 2014 e 2015

| Economia
Porto Canal / Agências

Frankfurt, 04 set (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) reviu hoje em baixa as previsões de crescimento da economia na zona euro para 2014 e 2015 passando-as respetivamente para 0,9% e 1,6%, menos uma décima em relação às previsões de junho.

A previsão de crescimento para 2016 foi corrigida em alta de 1,8% para 1,9%.

A previsão de inflação deste ano também foi revista em baixa e passou de 0,7% para 0,6%, indicou o presidente do BCE, Mario Draghi.

O BCE manteve as previsões de inflação para 2015 e 2016 em 1,1 e 1,4%, respetivamente.

Draghi disse que o BCE observa riscos significativos para o crescimento económico.

"A redução da atividade económica pode travar o investimento privado e o aumento dos riscos geopolíticos pode ter um impacto maior na confiança empresarial e dos consumidores", apontou.

Na sua reunião de hoje, o BCE decidiu reduzir a sua taxa de juro diretora para 0,05%, um novo mínimo histórico.

Draghi referiu que a decisão não foi unânime, mas foi adotada por uma "maioria confortável".

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.