FC Porto (Andebol): Escala em Toulouse a caminho dos quartos. Crónica do jogo

Porto Canal
O FC Porto carimbou a passagem aos quartos de final da Liga Europeia de andebol, mesmo tendo sofrido um desaire no reduto do Fenix Toulouse por 30-28. Fruto da vitória por sete golos na primeira mão do play-off (35-28), os portistas preparam-se para defrontar o Montpellier na fase seguinte da competição - primeiro no Dragão Arena a 22 de abril e uma semana depois no sul de França.
Após um arranque de parada e resposta (6-6), os franceses chegaram à vantagem ao quarto de hora (8-6) e Magnus Andersson viu-se obrigado a pedir timeout. O desconto de tempo fez bem aos portistas, que conseguiram contrariar uma defesa mais agressiva do Fenix Toulouse e repuseram a igualdade num ápice (8-8). Numa primeira parte com poucos golos e em que nenhuma das equipas alcançou mais de dois de vantagem, o grande destaque foi Diogo Rêma, que defendeu oito dos 20 remates adversários, deixando o desfecho em aberto ao intervalo (12-12).
O equilíbrio manteve-se no segundo tempo. Os Dragões chegaram à vantagem primeiro (16-18), mas os franceses conseguiram inverter a tendência pouco depois (21-20). Com dificuldades em travar o ímpeto dos gauleses, Magnus Andersson parou o jogo duas vezes a tempo de impedir males maiores e selar a entrada no top-8 da Liga Europeia (30-28).
Segue-se uma deslocação ao Pavilhão da Luz para defrontar o Benfica na segunda jornada da fase final do Andebol 1 (domingo, 15h00).
Ficha de jogo
FENIX TOULOUSE-FC PORTO, 30-28
Liga Europeia, play-off de acesso aos quartos de final, 2.ª mão
1 de abril de 2025
Palais des Sports André-Brouat, em Toulouse (França)
Árbitros: Aleksandar Jovic e Nedim Arnautovic (Bósnia e Herzegovina)
FC PORTO: Sebastian Abrahamsson e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (5), Thorsteinn Gunnarson (2), David Fernández (1), Miguel Oliveira (3), Diogo Oliveira, Rui Silva (3), Daymaro Salina (2), Mamadou Diocou (3), Leonel Fernandes, Antonio Martínez, José Luís Ferreira (2), Pedro Oliveira, Ricardo Brandão (4) e Fábio Magalhães (3)
Treinador: Magnus Andersson
FENIX TOULOUSE: Jef Lettens e Simon Acke Möller (g.r.); Romain Giraudeau (1), Erwin Jan Pérez (8), Gabriel Nyembo (5), Antoni Doniecki, Téo Jarry (3), Matthieu Marmier (2), Jeremy Robert, Edouard Kempf (3), Bakary Diallo (3), Casper Käll (2), Uros Mitrovic, Uros Kojadinovic (1), Maxime Discamps e Niko Elizaga (2)
Treinador: Danjiel Andelkovic
Ao intervalo: 12-12