Miguel Coelho: “O Dragão Arena tem sido a nossa fortaleza”

Porto Canal
Depois de “um jogo muito competitivo” na Luz, que garantiu uma vantagem ao Benfica na meia-final do campeonato de voleibol, o FC Porto prepara-se para receber as rivais de Lisboa na “fortaleza” do Dragão Arena. Com a garantia de que “a estratégia do adversário está muito bem assimilada pela linha de bloco e de defesa”, Miguel Coelho espera “servir melhor e manter os níveis de receção”, de forma a ficar mais perto de “levantar o troféu em maio”. “Queremos ir à final, esta é a mentalidade de um clube que está habituado a ganhar”, frisou o técnico portista na antevisão do encontro agendado para as 15h00 de domingo (Porto Canal).
Ainda o desaire na Luz
“O jogo foi muito competitivo. Poderíamos ter entrado melhor no quinto set, ainda que tenhamos sido penalizados por duas decisões da equipa de arbitragem: um 5-3 para o Benfica poderia ter sido um 5-3 para o FC Porto e isso teria mudado a história do jogo. Se vamos jogar um quinto set depois de uma desvantagem de 2-0, então é para ganhar. Se isso acontecer no domingo, já estamos mais preparados. Temos de ser a melhor equipa do mundo a aprender com uma derrota. É isso que queremos tirar deste jogo.”
Lição bem estudada
“Foi um jogo importante para conhecermos as jogadoras todas e estarmos preparados para uma possível entrada da Alice Clemente e da central Veronika Đokić numa rede de dois. Já conhecemos muito bem a estratégia com as duas distribuidoras e com as diferentes atacantes do Benfica, sabemos que a Kyra (Holt) vai ser a mais utilizada e que, neste momento, podem jogar com qualquer uma das duas opostas e das três centrais. A estratégia do Benfica está muito bem assimilada por toda a equipa, pela linha de bloco e pela linha de defesa. Após o primeiro jogo sentimos que já conhecemos melhor a equipa do Benfica e que estamos um passo à frente do adversário.”
A muralha da Invicta
“O FC Porto tem de jogar melhor do que o Benfica, seja em casa ou fora. Não vamos puxar o fator casa como decisivo para ganhar, porque queremos e temos de ganhar na Luz. Temos de servir melhor do que no último jogo, manter o nível de receção e adaptar-nos à estratégia delas. Só depois disso é que podemos pensar no fator casa. O Dragão Arena tem sido a nossa fortaleza, aqui aumentamos os nossos índices de competitividade e de agressividade. Os adeptos entram no campo connosco sempre que jogamos em casa.”
Focados no Penta
“Não temos outra mentalidade que não uma mentalidade vencedora. Queremos ir à final. Toda a gente dentro da equipa e do clube tem de acreditar que em maio vai levantar o troféu. Esta é a mentalidade de um clube que está habituado a ganhar e, acima de tudo, habituado a ganhar muito no voleibol feminino. É a mentalidade que se vive dentro do clube e da equipa.”