Presença do Papa na Semana Santa será decidida consoante a sua saúde, avança Vaticano

Presença do Papa na Semana Santa será decidida consoante a sua saúde, avança Vaticano
| Mundo
Porto Canal/ Agências

A presença do Papa nas celebrações da Semana Santa será decidida com base numa avaliação do seu estado de saúde, avançou esta quinta-feira a Santa Sé, quatro dias depois de Francisco ter tido alta hospitalar na sequência de uma pneumonia.

“Será necessário observar a melhoria do estado de saúde do Papa nas próximas semanas para avaliar a sua possível presença, e em que condições, nas celebrações da Semana Santa”, referiu o gabinete de imprensa da Santa Sé.

O Vaticano divulgou esta quinta-feira o calendário das celebrações litúrgicas da Semana Santa e da Páscoa, desde o Domingo de Ramos, a 13 de abril, até ao dia da canonização do Beato Carlo Acutis, a 27 de abril, incluindo o Domingo de Páscoa, a 20 de abril.

O calendário divulgado não indica quem presidirá às diversas celebrações, nem menciona uma eventual presença do Papa.

Francisco, de 88 anos, deixou o hospital no domingo passado, após 38 dias a lutar contra uma pneumonia e enfrenta uma convalescença de pelo menos dois meses.

Internado a 14 de fevereiro, o Papa chegou a correr em duas ocasiões perigo de vida, como admitiu o médico que o acompanhou no Hospital Gemelli, em Roma.

Atualmente Francisco está a recuperar na Casa de Santa Marta, onde reside no Vaticano, ainda sem poder trabalhar

“Na Casa Santa Marta, vai continuar a terapia motora e respiratória que recebeu no hospital. Agora, é o mais importante e o que precisa para recuperar”, explicou o médico da Direção de Saúde do Vaticano, responsável pela saúde do pontífice.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.