Casa da Música recebeu 3,8 milhões de pessoas em 20 anos de atividades

Porto Canal/ Agências
A Casa da Música, no Porto, realizou mais de seis mil concertos e acolheu 3,8 milhões de espectadores e participantes, tendo encomendado mais de 300 obras musicais, anunciou esta quarta-feira a instituição, num balanço dos 20 anos de vida.
“Seja para os grandes nomes da música clássica ou para as mais inovadoras propostas de música popular, a Casa da Música tem sido um ponto de encontro para diferentes estilos, gerações e públicos, proporcionando uma verdadeira transformação na forma como a música é vivida e apreciada”, afirmou a presidente do conselho de administração da Fundação Casa da Música, Isabel Furtado, segundo o discurso que fez esta quarta-feira na apresentação da programação para as comemorações dos 20 anos da Casa, que se assinalam em abril.
De acordo com os dados divulgados pela responsável da instituição, nestas duas décadas, a Casa da Música desenvolveu mais 26 mil atividades, trabalhou com mil grupos comunitários e realizou 35 mil visitas guiadas para um total de 570 mil visitantes.
Para Isabel Furtado, estes números “mostram que a Casa da Música não é só um local de concertos, mas também um ícone da arquitetura internacional contemporânea”, com um projeto do arquiteto neerlandês Rem Koolhaas.
Visitada anualmente por 150 escolas, a missão da Casa da Música “continua a ser a de tornar a música acessível, inclusiva e democrática”, afirmou a presidente do conselho de administração, que endereçou palavras de agradecimento aos trabalhadores da Casa, aos artistas e públicos e aos mecenas, com uma particular mensagem ao grupo Super Bock por patrocinar as celebrações dos 20 anos.
A Casa da Música começou a ser construída em 1999, como um projeto inserido na Capital Europeia da Cultura de 2001, mas acabou por ser inaugurada em abril de 2005.