Já se pode beber água da Fonte da Ribeira

Porto Canal
A Fonte da Ribeira, no Porto, voltou a ter água potável. Após vários anos desativada, a também conhecida por Fonte São João foi alvo de uma requalificação levada a cabo pela empresa municipal Águas e Energia do Porto.
O novo bebedouro da cidade do Porto funciona agora por sensores e tem iluminação durante a noite.
Ver esta publicação no Instagram
Preservação do património
A estrutura arquitetónica que se vê sobre a fonte é pautada pela figura de S.João Batista, de autoria de João Cutileiro, e foi reconhecido como património mundial da UNESCO. Devido a essa peculiaridade, antes da intervenção, “foram feitas todas as interligações com os principais envolvidos, municipais e não municipais”, de modo a “salvaguardar a manutenção do património e respetiva classificação, bem como a sustentabilidade, eficiência e a imagem da cidade do Porto”, partilhava à data da empreitada com o Porto Canal o Diretor de Abastecimento de Água, Flávio Oliveira.
Recorde-se que, outrora o monumento, construído por ordem de João de Almada Melo, assumiu uma grande relevância no que concerne ao abastecimento de água à cidade, tendo sido um ponto de encontro para os portuenses. Esse costume acabou por cair em desuso com a evolução da cidade e respetiva “dotação de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais”.