Já se pode beber água da Fonte da Ribeira

Já se pode beber água da Fonte da Ribeira
| Porto
Porto Canal

A Fonte da Ribeira, no Porto, voltou a ter água potável. Após vários anos desativada, a também conhecida por Fonte São João foi alvo de uma requalificação levada a cabo pela empresa municipal Águas e Energia do Porto.

O novo bebedouro da cidade do Porto funciona agora por sensores e tem iluminação durante a noite.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Preservação do património

A estrutura arquitetónica que se vê sobre a fonte é pautada pela figura de S.João Batista, de autoria de João Cutileiro, e foi reconhecido como património mundial da UNESCO. Devido a essa peculiaridade, antes da intervenção, “foram feitas todas as interligações com os principais envolvidos, municipais e não municipais”, de modo a “salvaguardar a manutenção do património e respetiva classificação, bem como a sustentabilidade, eficiência e a imagem da cidade do Porto”, partilhava à data da empreitada com o Porto Canal o Diretor de Abastecimento de Água, Flávio Oliveira.

Recorde-se que, outrora o monumento, construído por ordem de João de Almada Melo, assumiu uma grande relevância no que concerne ao abastecimento de água à cidade, tendo sido um ponto de encontro para os portuenses. Esse costume acabou por cair em desuso com a evolução da cidade e respetiva “dotação de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais”.

+ notícias: Porto

Criminalidade violenta aumentou quase 5% no Porto, acompanhando tendência crescente no resto país

A criminalidade violenta e grave aumentou no ano passado na maioria dos distritos, sendo mais acentuada em Santarém, Leiria e Castelo Branco, revela o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), que destaca as descidas em Lisboa e Setúbal. No Porto o aumento chegou a quase 5%.

Filipe Araújo dispara contra deputado do PSD em momento de tensão na assembleia municipal: “Reles” e “sem categoria”

A Assembleia Municipal do Porto desta segunda-feira foi palco de um intenso momento de tensão entre o vice-presidente do município, Filipe Araújo, e o deputado do PSD Rodrigo Passos. O momento decorreu após a intervenção do deputado que questionou a utilização da associação Porto Digital para fins de pré-campanha eleitoral, bem como o uso indevido de fundos municipais. O deputado do PSD deixou em cima da mesa o pedido de uma auditoria aos contratos recentemente celebrados pela associação.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.