Papa aprova no hospital calendário de trabalho para implementar último Sínodo

Papa aprova no hospital calendário de trabalho para implementar último Sínodo
| Mundo
Porto Canal/ Agências

O Papa Francisco aprovou no hospital Gemelli, onde continua internado, um calendário de encontros que vão conduzir a uma assembleia de bispos e leigos no Vaticano em outubro de 2028 para dar continuidade e consolidar o último sínodo.

O ‘Sínodo da Sinodalidade’ tem sido celebrado nos últimos anos com o objetivo de reformar a igreja católica.

Com esta decisão, o Papa convoca uma assembleia para consolidar o já feito sem convocar um novo Sínodo, conforme anunciou este sábado o cardeal Mario Grech, secretário-geral da Secretaria-Geral do Sínodo, numa carta enviada a todos os representantes máximos da igreja católica, adiantou a EFE.

Estes encontros de acompanhamento foram aprovados pelo Papa no hospital Gemelli em 11 de março e têm por objetivo a implementação do Sínodo, lançado para o período de 2021-2024 e que se centrou no tema “Por uma igreja sinodal. Comunhão, participação, missão”.

O documento final, redigido depois de três anos de trabalhos, “faz parte do magistério ordinário do sucessor de Pedro” e, “como tal, requer ser acolhido”, o que “implica para as igrejas locais e agrupamentos de igrejas o compromisso de por em prática” as indicações, através de processos de “discernimento e decisão”.

Para este processo de ação renovou-se o envolvimento de todas as pessoas que deram o seu contributo durante o Sínodo, para colher os frutos da auscultação de todas as igrejas.

Os instrumentos básicos serão as “equipas sinodais formadas por sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, leigos e leigas, acompanhados pelo seu bispo” e estas equipas devem ser reforçadas e, se necessário, “renovadas, reativadas e integradas adequadamente”, segundo recomendou o secretário-geral.

O cardeal Grech disse que em maio será publicado um documento específico para indicar a sua implementação concreta e posteriormente, entre o primeiro e o segundo semestre de 2027, realizam-se assembleias de avaliação nas dioceses, paróquias e conferências episcopais.

O primeiro e segundo semestre do ano de 2028 vão estar destinados a assembleias continentais de avaliação e de publicação do ‘Instrumentum laboris’ (documento com o método de trabalho) da assembleia eclesial de outubro de 2028.

O Sínodo para reformar a igreja foi concluído com recomendações para maior escuta dos fiéis e mais acolhimento, mas sem garantir mais igualdade às mulheres, que pediam, entre outras coisas, a abertura do diaconato.

De acordo com a última atualização do estado de saúde do Papa Francisco, divulgada na sexta-feira, quando passou um mês do seu internamento devido a uma pneumonia bilateral, o chefe da igreja católica apresenta um quadro clínico “estável” e recupera “pouco a pouco”.

Francisco, de 88 anos, está hospitalizado desde 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral e a outros problemas respiratórios.

Após várias crises complicadas, o líder da Igreja Católica apresenta melhorias e uma boa resposta à terapia.

A sua situação é “estável” num quadro clínico “complicado”, razão pela qual os médicos se mantêm cautelosos, não estando para já prevista a sua alta hospitalar.

O argentino continua com a terapia, que inclui fisioterapia respiratória e motora.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.