Rui Monteiro: “Nestes momentos sentimo-nos mais em casa”

Porto Canal
Milhares de milhões de muçulmanos espalhados pelo mundo já iniciaram o Ramadão e, entre eles, contam-se vários jogadores do FC Porto que também cumprem o mês sagrado do jejum. Atento à condição física dos atletas das diversas modalidades e escalões, o Departamento de Nutrição promoveu “uma sessão generalista” com a presença de Tiago Djaló (equipa A), Rui Monteiro e Anhá Candé (equipa B), Mamadu Queta (sub-19), Tcherno Jamanca (sub-17) e Abdu Cassamá (sub-15) para “partilhar experiências e enquadrá-los” numa “fase de alguns desafios” para todas as partes.
“Num período e num contexto específico como este, o acompanhamento é diário e a nutrição acaba por estar mais presente no dia a dia do clube. Apoiamos os jogadores no contexto de treino, em casa e também em jogo. Trabalhamos com cada atleta de forma individual”, revela o nutricionista Mário Fernandes numa altura em que “não pode haver ingestão de alimentos ou líquidos desde o nascer até ao por do sol” e em que é preciso “ter em conta as dificuldades e o contexto de cada um”.
Em sintonia com o júnior Mamadu Queta, para quem a iniciativa “é muito importante para ter um bom desempenho nos treinos e nos jogos”, Rui Monteiro agradece a ajuda e faz uma revelação: “Sabemos o que temos de levar para casa e o que devemos tomar enquanto estivermos fora daqui para não perdemos peso e mantermos o equilíbrio”. “Nestes momentos sentimo-nos mais em casa”, confidencia o avançado dos “bês”.
Mário Fernandes, Departamento de Nutrição
“Com esta iniciativa pretendemos juntar os atletas, partilhar experiências e enquadrá-los dentro do FC Porto. Em termos nutricionais esta é uma fase de alguns desafios e estamos particularmente atentos a eles, fazemos um acompanhamento individual e hoje tivemos uma sessão generalista, mas depois há um acompanhamento específico com cada atleta tendo em conta as dificuldades e o contexto de cada um deles, porque temos aqui jogadores profissionais e da formação. Durante o Ramadão não pode haver ingestão de alimentos ou líquidos desde o nascer até ao por do sol. Temos alguns cuidados ao nível de hidratação, seja com sumos de fruta ou com leite, e depois existe a questão do aporte calórico. Fazemos duas refeições principais e um snack antes de deitar, além da suplementação, que é outro dos temas importantes. Num período e num contexto específico como este, o acompanhamento é diário e a nutrição acaba por estar mais presente no dia a dia do clube. Apoiamos os jogadores no contexto de treino, em casa e também em jogo. Trabalhamos com cada atleta de forma individual.”
Rui Monteiro, avançado da equipa B
“Nestes momentos sentimo-nos mais em casa, por causa da comida e da nutrição, e sabemos o que temos de levar para casa e o que devemos tomar enquanto estivermos fora daqui para não perdemos peso e mantermos o equilíbrio.”
Mamadu Queta, defesa dos sub-19
“A equipa de nutrição tem-nos ajudado muito na alimentação e noutras coisas. Acho que isto é muito importante para termos um bom desempenho nos treinos e nos jogos, vamos aprender boas práticas e sair daqui com uma boa bagagem para o futuro.”