Papa Francisco passou noite "tranquila" e "continua a descansar", avança o Vaticano

Papa Francisco passou noite "tranquila" e "continua a descansar", avança o Vaticano
Lusa
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Papa Francisco passou uma noite “tranquila” e “continua a descansar”, numa altura em que se aproxima das três semanas de internamento no hospital devido a uma pneumonia, informou o Vaticano esta manhã.

De acordo com o último relatório de saúde publicado na quarta-feira à noite, o pontífice de 88 anos, cuja condição “permaneceu estável”, deveria passar a noite usando uma máscara de oxigénio pela terceira vez consecutiva.

Francisco celebrou a Quarta-feira de Cinzas no quarto de hospital, onde está a receber tratamento há 20 dias para uma pneumonia dupla.

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, 40 dias antes da Páscoa, a festa mais importante do calendário católico.

No hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde 14 de fevereiro, o jesuíta argentino alterna entre o repouso, a oração, o trabalho e a fisioterapia para ultrapassar a pneumonia que afeta os dois pulmões e provoca episódios de dificuldade respiratória.

Na segunda-feira, sofreu “dois episódios de insuficiência respiratória aguda”, e estes novos ataques vieram lembrar a fragilidade do estado de saúde do Papa, cujo quadro clínico permanece “complexo”.

A equipa médica do Papa ainda não se pronunciou sobre a duração da estadia no hospital, a mais longa do seu pontificado, nem sobre a duração da convalescença, caso consiga ultrapassar esta prova.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.