Instituições de Viana do Castelo recebem artigos de higiene doados pela população

Instituições de Viana do Castelo recebem artigos de higiene doados pela população
| Norte
Porto Canal

Várias instituições de Viana do Castelo recebem hoje mais de 9.000 artigos de higiene e limpeza doados pela população durante uma campanha que decorreu no fim de semana em 11 grandes superfícies do concelho.

A iniciativa, que se realizou este ano pela segunda vez, foi organizada pela Rede Social de Viana do Castelo, que integra 73 entidades públicas e privadas e é liderada pela autarquia, tendo mobilizado cerca de 200 voluntários na recolha e armazenamento dos artigos de higiene doados.

Os 9.000 artigos angariados pela campanha vão ser disponibilizados hoje a 35 instituições de todo o concelho, como juntas de freguesia, centros paroquiais e comissões vicentinas, "que os farão chegar a famílias carenciadas, conforme as necessidades sentidas e detetadas no terreno", explicou fonte da autarquia.

Tal como em 2012, esta campanha de recolha, concretizada no terreno a 06 e 07 de julho, pretendia suprir necessidades diagnosticadas no âmbito das comissões sociais que funcionam no concelho, concentrando-se na recolha, junto dos consumidores, de fraldas para adultos e crianças, champôs, sabonetes, gel de banho, lâminas de barbear, pastas de dentes, entre outros produtos de higiene, a distribuir depois pelas famílias sinalizadas.

Este tipo de campanha, segundo a fonte da autarquia, visa corresponder a uma "necessidade identificada" por parte das famílias carenciadas, já que, por norma, não é garantida a angariação deste tipo de produtos nas restantes campanhas de recolha, que se dedicam sobretudo a alimentos.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.