Óscares são entregues esta noite com filme "Emilia Perez" mais nomeado e criticado

Óscares são entregues esta noite com filme "Emilia Perez" mais nomeado e criticado
| Mundo
Porto Canal/Agências

A cerimónia dos Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, acontece este domingo à noite em Los Angeles, Califórnia, madrugada de segunda-feira na Europa, com “Emilia Pérez” como filme mais nomeado e alvo de polémicas nas últimas semanas.

Na 97.ª edição dos Óscares, o musical “Emilia Pérez”, do francês Jacques Audiard, soma 13 nomeações – um recorde para um filme em língua não inglesa -, mas caiu em popularidade, por causa de mensagens antigas da atriz espanhola Karla Sofía Gascón, na rede social X, consideradas racistas e homofóbicas.

O filme, produzido pela Netflix e premiado em Cannes em 2024, foi ainda criticado pela forma como representou a comunidade trans, ao contar a história de um chefe de um cartel mexicano de droga que fez uma transição de género.

A imprensa norte-americana dá conta que Karla Sofía Gascón, a primeira atriz trans a ser nomeada para os Óscares, estará presente na cerimónia, ao fim de semanas de silêncio e de ausência na entrega de outros prémios de Hollywood.

“Emilia Pérez” está indicado, entre outros, para Melhor Filme, Filme Internacional, Realização, Direção de Fotografia, Atriz Principal, para Karla Sofía Gascón, e Atriz Secundária, para Zoe Saldaña.

Com dez nomeações cada figuram “O Brutalista”, drama de Brady Corbet, e “Wicked”, musical de Jon M. Chu, ambos a disputarem prémios nas mesmas categorias, como Melhor Filme, Montagem e Banda Sonora Original.

Para o Óscar de Melhor Filme estão nomeados "Anora", "O Brutalista", "A Complete Unknown", "Conclave", "Duna: Parte Dois", "Emilia Pérez", "Nickel Boys", "A Substância", "Wicked" e "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles.

Nesta categoria, apenas um filme é realizado por uma mulher, com Coralie Fargeat a assinar “A Substância”.

“Ainda estou aqui”, do brasileiro Walter Salles, soma três nomeações para os Óscares, para Melhor Filme, Filme Internacional, em língua não inglesa, e Melhor Atriz Principal, pela interpretação de Fernanda Torres, já premiada nos Globos de Ouro.

"Ainda Estou Aqui" remete para o período da ditadura militar do Brasil (1964-1985), recuperando a história do político Rubens Paiva, que foi preso, torturado e morto, e da mulher, a ativista Eunice Paiva. Fernanda Torres contracena com o ator Selton Mello.

Para Melhor Atriz Principal, além de Karla Sofía Gascón e Fernanda Torres estão nomeadas Cynthia Erivo ("Wicked"), Mikey Madison ("Anora") e Demi Moore ("A Substância”).

Na representação masculina em papéis principais, o Óscar é disputado entre Adrien Brody (“O Brutalista”), Timothée Chalamet ("A Complete Unknown"), Colman Domingo ("Sing Sing"), Ralph Fiennes ("Conclave") e Sebastian Stan ("O Aprendiz”).

Para o Óscar de Melhor Filme Internacional estão nomeados “Ainda estou aqui” (Brasil), “Emilia Pérez” (França), "A rapariga da agulha”, de Magnus von Horn (Dinamarca), "A semente do figo sagrado", do iraniano Mohammad Rasoulof (Alemanha), e o filme de animação "Flow - À Deriva", de Gints Zilbalodis (Letónia).

Destaque ainda para a nomeação do filme “No other land”, filme coletivo feito por ativistas e cineastas israelitas e palestinianos, sobre a ocupação por Israel de territórios palestinianos, para o Óscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem.

Para Melhor Filme de Animação estão nomeados "Wallace & Gromit: A vingança das Aves", filme dos estúdios Aardman no qual participa o animador português Emanuel Nevado, "Flow – À Deriva", "Divertida-mente 2”, "Memórias de um Caracol” e "O Robot Selvagem”.

A cerimónia de hoje é apresentada pelo comediante Conan O'Brien.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.