Barack Obama aterrou na Estónia na véspera da cimeira da NATO

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tallinn, 03 set (Lusa) -- O Presidente norte-americano, Barack Obama, chegou hoje a Tallinn a bordo do Air Force One para reunir com líderes dos países bálticos e reafirmar o compromisso de Washington para com a segurança das antigas Repúblicas da ex-União Soviética membros da NATO.

As conversações na capital da Estónia realizam-se antes da cimeira da NATO, no País de Gales, que terá como principal tema a crise na Ucrânia.

O avião de Obama aterrou às 06:30 (04:30 em Lisboa) na capital da pequena nação do Báltico que aderiu à NATO em 2004.

A agenda do chefe de Estado norte-americano começa hoje com reuniões com diplomatas da embaixada dos Estados Unidos, antes do encontro marcado com o Presidente estónio, Toomas Henrick Ilves.

Além da reunião no palácio presidencial, Obama vai reunir-se com o chefe de governo da Estónia, Taavi Roivas, com quem vai abordar também questões bilaterais, além dos assuntos sobre cooperação estratégica e regional e a relação transatlântica.

Durante o dia de hoje, o Presidente dos Estados Unidos vai também reunir-se com a chefe de Estado da Lituânia, Dalia Grybauskaite e com Andris Berzins, Presidente da Letónia, que vão deslocar-se à capital da Estónia para o efeito.

Os três países bálticos, assim como a Polónia, pediram um aumento da presença militar da Aliança Atlântica nos respetivos territórios por causa do conflito ucraniano, acusando a Rússia de estar a fornecer armamento e de apoiar os separatistas do leste do país.

FV (PSP) // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.