Mais de 300 mil euros para demolir Mercado de S. Sebastião

Mais de 300 mil euros para demolir Mercado de S. Sebastião
| Porto
Porto Canal

Foi lançado o concurso público para a demolição do Mercado de S. Sebastião, localizado junto à Sé do Porto. O valor estimado para a empreitada, de acordo com comunicado da autarquia, ronda os 321 mil euros, e as propostas podem ser apresentadas até 18 de fevereiro de 2025.

A intervenção que tem um prazo de execução de 120 dias, inclui as plataformas de pavimento, as envolventes e as fundações, será realizada de forma sustentável, com o reaproveitamento de materiais, como os muros e muretes de cantaria de granito, que serão reutilizados na própria obra.

A atual infraestrutura de betão será substituída por um novo jardim, transformando a área num espaço verde público, ideal para o convívio, contemplação e descanso.

“Para promover a acessibilidade, serão criados dois percursos pedonais de atravessamento: um na direção norte/sul, entre o Largo da Travessa de S. Sebastião e a Rua Tareija Vaz de Altano, e outro na direção poente/nascente, garantindo a ligação da zona alta ao acesso à estação de Metro do Porto, na Avenida Dom Afonso Henriques”, pode ler-se no comunicado da autarquia.

O percurso longitudinal será em saibro, com um traçado suave e sinuoso, enquanto o percurso transversal será inspirado no projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira, de 2000, e incluirá escadas suaves de granito reaproveitado.

+ notícias: Porto

Sérgio Godinho é o autor homenageado na Feira do Livro deste ano

O poeta e compositor Sérgio Godinho foi a figura escolhida para ser homenageada na 12ª. Edição da Feira do Livro deste ano. A escolha foi anunciada na manhã desta quinta-feira pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. O evento literário regressa aos Jardins do Palácio de Cristal entre 22 agosto e 7 setembro.

Metro do Porto compra 22 novos veículos para a Linha Rubi por 69,5 milhões de euros

A Metro do Porto adjudicou à chinesa CRRC Tangshan o fornecimento de 22 novos veículos, destinados à futura Linha Rubi (H), que deverão chegar até ao final de 2026, anunciou a empresa.

Cineclube do Porto despede-se da Casa das Artes no ano que celebra 80 anos

O Cineclube do Porto, que assinala 80 anos a 13 de abril, vai sair da Casa das Artes no final de março e está à procura de uma nova sede, avançou a presidente do cineclube.