Mapa judiciário: Advogados de Barcelos rotulam reforma de "crime de lesa-pátria"

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 02 set (Lusa) - O presidente da delegação de Barcelos da Ordem dos Advogados (OA), Pedro Teixeira Reis, considerou hoje "um crime de lesa-pátria" a reforma do mapa judiciário, alegando que este foi "o pior arranque possível" do novo ano judicial.

"Neste momento, a Justiça está suspensa neste país. Não há julgamentos, nem diligências e, mesmo no caso dos processos urgentes, tudo tem de ser feito à mão, com alguma boa vontade dos funcionários e dos magistrados", disse à Lusa o causídico.

Em causa está o facto de o sistema eletrónico utilizado por magistrados e advogados (Citius), para gerirem os processos não estar a funcionar, um problema que está a afetar os tribunais de todo o país.

Como exemplo, Pedro Teixeira Reis apontou o caso do tribunal de Barcelos, que "esteve o dia todo parado". "Os juízes e os funcionários não têm possibilidade de fazer nada, porque tudo é feito pela plataforma electrónica", disse.

Esta situação está, também, a afetar a entrega de peças processuais por parte dos advogados, que estão a recorrer a meios alternativos.

"Neste momento, os advogados que têm prazos para cumprir estão a entregar as peças processuais directamente no tribunal ou enviam-nas por correio, fax ou email, mas é preciso contar com o bom senso dos magistrados e operadores judiciários para as poderem receber", referiu.

O advogado responsabiliza a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, por esta situação, sustentando que "uma reforma desta envergadura não pode ser feita num mês ou num mês e meio, que é o que se tentou fazer".

"Isto vai ter repercussões para o ano inteiro, porque são milhares de diligencias que vão ter de ser desmarcadas e reagendadas", assinalou o advogado, que prevê que os tribunais demorem entre seis meses e um ano a começar a funcionar com alguma normalidade.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.