Deputados chamam CP ao parlamento sobre prestadora de serviços de limpeza Highpoint

Deputados chamam CP ao parlamento sobre prestadora de serviços de limpeza Highpoint
Foto: Lusa
| País
Porto Canal/ Agências

O Conselho de Administração da CP vai ser chamado ao parlamento para esclarecimentos sobre a situação laboral dos trabalhadores da empresa HighPoint, que presta serviços de limpeza à transportadora ferroviária, após requerimento do BE, esta quarta-feira aprovado.

O requerimento do Bloco de Esquerda (BE), apresentado na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas e Habitação, em conexão com a comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, pretendia a audição, com caráter de urgência, da empresa HighPoint, do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal, do Sindicato dos Trabalhadores de Serviço de Portaria, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD), da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Na terça-feira, o STAD anunciou que os trabalhadores da HighPoint vão estar em greve nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, contra a prática de pagamento dos salários com atraso, se o salário de janeiro não for pago até sexta-feira de manhã.

Na reunião desta quarta-feira da comissão de Economia, o deputado bloquista José Soeiro considerou que “a responsabilidade, obviamente, é da empresa, mas não só, é também de quem contrata e que tem de garantir que as empresas têm condições de cumprimento das suas obrigações”.

Os grupos parlamentares do PSD e Chega começaram por afirmar que iriam votar contra o requerimento, por entenderem que estava fora do âmbito daquela comissão, enquanto o PS disse ser a favor de todas as audições.

Esta questão causou mesmo um momento tenso entre o Chega e o BE, com acusações de ignorância por parte do deputado José Soeiro e de falta de educação, arrogância e outros insultos por parte do deputado Filipe Melo.

O BE sugeriu que fosse feita uma votação entidade a entidade, tendo sido então aprovada apenas a audição do Conselho de Administração da CP, com o voto contra do Chega.

As restantes audições foram aprovadas na comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, à exceção da do ministro das Infraestruturas.

+ notícias: País

GNR inicia operação para fiscalizar pesados de mercadorias e passageiros

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia esta segunda-feira uma operação de fiscalização rodoviária em todo o país dirigida aos veículos pesados de mercadorias e passageiros, para garantir a segurança e detetar infrações, anunciou a corporação.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.