Figuras do futebol e da sociedade despedem-se de Jorge Nuno Pinto da Costa

Figuras do futebol e da sociedade despedem-se de Jorge Nuno Pinto da Costa
| Porto
Porto Canal

São muitas as personalidades presentes no funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa. Além das antigas glórias do FC Porto e de António Ramalho Eanes, também Fernando Gomes, Pedro Proença, António Salvador, Jorge Mendes, Luísa Salgueiro, Eduardo Vítor Rodrigues, Hugo Soares, José Couceiro, José Neves, Manuel Pizarro, Nuno Cardoso, Pedro Santana Lopes, entre várias outras figuras do futebol e da sociedade civil portuguesa, fizeram questão de prestar uma derradeira homenagem ao Presidente dos Presidentes.

Pedro Proença, presidente da Liga Portugal

“Já ontem manifestei um sentimento de grande tristeza. Jorge Nuno Pinto da Costa foi indubitavelmente um presidente que marcou os últimos 42 anos da história do FC Porto. No que diz respeito às competições profissionais, ele foi um grande impulsionador da independência das provas. Acreditava profundamente que o futebol profissional tinha um espaço próprio. Morre uma pessoa que teve essa visão.”

José Couceiro, vice-presidente da FPF

“Nunca poderei esquecer que representei o FC Porto por escolha dele. Terei que ser sempre grato. O legado dele é visível, não é necessária qualquer outra declaração. Todos conhecemos a forma como ele defendia intransigentemente o FC Porto. O clube e a cidade reconhecem esse empenho do presidente para com o FC Porto e o Porto.”

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da CM Gaia

"Era mais do que o presidente do FC Porto, era um representante da região e eu acho que não morreu, porque só morre quem desaparece e ele vai continuar. É um momento de tristeza. Quando dizemos que quando estamos à espera não custa tanto, é irreal, porque estando à espera há vários meses de um momento que seria sempre muito triste, esse momento acaba por superar todas as preparações mentais que se fazem. Tínhamos conversas muito pessoais, penso que o momento mais marcante foi o pós-Natal, que ele disse que ia sobreviver e sobreviveu ao aniversário. Foi um dia absolutamente extraordinário, muito intimista. Ficam os títulos ou a obra feita? Fica a pessoa e a sua marca. Os títulos são estatísticas, as obras são betão, mas a pessoa é eterna."

António Salvador, presidente do SC Braga

“Durante estes 22 anos foi sempre muito próximo de mim, um grande defensor do Norte e do clube que amava, conseguiu destaque a nível nacional e mundial por ser o presidente mais titulado do Mundo. Lembro-me de muitas coisas boas.”

Fary, presidente da SAD do Boavista

“Quando parti a perna ele foi ao hospital visitar-me duas vezes e numa delas ofereceu-me uma salva de prata, não esqueço esse gesto. Tive uma grande amizade com ele e sempre que o Boavista jogava com o FC Porto procurávamos falar. Dói muito e temos de rezar.”

Hugo Soares, líder parlamentar do PSD

“Pinto da Costa transformou o FC Porto num dos maiores clubes do mundo, vencendo duas Taças Intercontinentais, mas também catapultou uma região e uma cidade. O FC Porto alavancou o Porto e o Norte, foi um exemplo de dirigismo e de capacidade de liderança e o país presta-lhe hoje a devida homenagem. Foi o responsável pela maior parte das alegrias da minha vida com os títulos que conquistou.”

Jorge Mendes, empresário

“Vai ser muito difícil encontrar alguém como Pinto da Costa. Era um grande líder, ainda ontem falei com alguns jogadores e ele era um exemplo para todos e para qualquer clube. Aquilo que Pinto da Costa fez pelo FC Porto… Pinto da Costa é o FC Porto e o FC Porto é o Pinto da Costa.”

Pedro Santana Lopes, antigo primeiro-ministro

“Tínhamos uma relação de amizade e não esqueço as atenções dele, nomeadamente quando saí do Governo. Há uns anos almocei com ele naquele restaurante onde ele costumava ir... Tentei vir de gravata azul, é um azul triste.”

(Em atualização)

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).