Câmara da Maia compra Quinta do Mosteiro por 5,2 milhões de euros

Câmara da Maia compra Quinta do Mosteiro por 5,2 milhões de euros
Foto: Centro Nacional de Cultura
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara da Maia comprou a Quinta do Mosteiro por cerca de 5,2 milhões de euros com o objetivo de “preservar a identidade e memória” do concelho, garantindo a “salvaguarda e valorização de um património único”, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, aquela autarquia do distrito do Porto refere que aquela quinta, situada na freguesia de Moreira, tem uma área total de 163.927 metros quadrados e inclui “vastos jardins formais, fontes, um lago e edificações agrícolas e residenciais”, com uma área construída de 8.233 metros quadrados.

Segundo aponta a autarquia, o objetivo é tornar o local, associado ao antigo Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, fundado no ano de 872, “acessível à fruição pública”.

Na nota, a autarquia aponta que a propriedade “oferece condições excecionais para a criação de um grande parque público de lazer intimamente ligado à natureza e à ecologia, enriquecendo a rede de espaços verdes do município”.

Com esta aquisição será possível adaptar o edificado ali existente para “acolher atividades culturais e de investigação, como um polo ligado ao arquivo histórico e à literatura”.

“O objetivo passa por tornar este espaço num ponto de referência cultural e patrimonial da região, valorizando, inclusive, o Caminho de Santiago”, lê-se.

A autarquia realça que a Quinta do Mosteiro tem “um elevado valor histórico e cultural” e que, “ao longo dos séculos, foi cenário de relevantes acontecimentos históricos”, tendo acolhido “personalidades de renome, incluindo o Conselheiro Luís de Magalhães, figura política destacada do período final da monarquia”.

+ notícias: Norte

Dez distritos sob aviso amarelo por causa da agitação marítima

Dez distritos do continente vão estar na terça e na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.