FENPROF quer debate público sobre regime de docência no 1.º Ciclo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 set (Lusa) -- A Federação Nacional de Professores (FENPROF) propôs hoje um debate público sobre o modelo de ensino e docência no 1.º Ciclo, no âmbito de uma reunião no Ministério da Educação para criar um grupo de recrutamento de Inglês.

"O Ministério da Educação propõe a criação de um grupo específico para o ensino de Inglês no 1.º Ciclo, defendendo que tal área não deve ser atribuída ao professor titular de turma", afirma a federação em comunicado, sugerindo que a medida abre campo à criação de outros grupos específicos.

A FENPROF tem questionado o modelo de monodocência no 1.º Ciclo, considerando que está ultrapassado e defendendo a pluridocência nos 3.º e 4.º anos de escolaridade.

No âmbito da reunião realizada hoje de manhã no Ministério da Educação, com vista à introdução da disciplina de Inglês no 3.º ano, em 2015-2016, a estrutura sindical defendeu que esta é uma alteração substancial que "não se compadece com decisões precipitadas e casuísticas".

Neste sentido, propôs a abertura calendarizada de um debate público, envolvendo a comunidade científica e educativa, integrando os contributos de universidades, escolas, pais, professores e sindicatos.

De acordo com a FENPROF, o ministério não forneceu informações sobre as medidas transitórias enquanto não houver professores do 1.º Ciclo preparados para o ensino precoce da língua, no âmbito da legislação que está a ser preparada.

O secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, disse à agência Lusa que ficou igualmente sem resposta a forma como vão ser determinadas as vagas de quadro, indicando que se realiza nova reunião na segunda-feira, pelo que os sindicatos dispõem ainda de alguns dias para apresentar contra-propostas.

A FNE entende que o documento final deve obedecer ao parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Está contemplado que as crianças passem a ter duas horas de Inglês por semana a partir do 3.º ano e que os professores tenham formação específica de Inglês e prática pedagógica supervisionada de lecionação no 1.º Ciclo, o que merece a concordância da FNE.

"O diploma prevê um regime de transição para que as pessoas que ainda não tenham estas qualificações as possam obter", afirmou.

A criação do grupo de recrutamento de professores de Inglês para o 1.º Ciclo implica alterações na formação académica dos docentes, nomeadamente ao nível dos mestrados.

A questão começou a ser discutida hoje entre os sindicatos de professores e representantes do Ministério da Educação.

AH // SO

Lusa

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.