FC Porto (Hóquei em Patins): A dupla do costume. Crónica de jogo

FC Porto (Hóquei em Patins): A dupla do costume. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

Duas semanas após o desaire em Valongo, o FC Porto voltou ao campeonato com um triunfo frente à Juventude Pacense (5-3). Na 11.ª jornada, Gonçalo Alves (3) e Hélder Nunes (2) fizeram os golos com que os Dragões chegaram aos 27 pontos e igualaram Benfica e Sporting no topo da classificação.

A entrada de rompante dos portistas esbarrou nos postes e no corpo de Tiago Rodrigues, que no regresso à Invicta foi herói durante 18 minutos, até Gonçalo Alves inaugurar o marcador com uma bomba à distância. Os forasteiros não tardaram a empatar - João Guimarães bateu Xavier Malián de livre direto (20m) – e o jogo a complicar.

No minuto seguinte, foi assinalada a décima falta ao FC Porto, Xavier Malián superiorizou-se num novo confronto com o mesmo adversário, mas a equipa de arbitragem vislumbrou uma infração e mostrou o cartão azul ao guardião, que já tinha um aviso. Leonardo Pais entrou no rinque, defendeu a primeira tentativa do camisola 74, os juízes voltaram a assinalar uma falta do guarda-redes e, à terceira, chegou por fim a defesa definitiva que manteve o empate. No último segundo da etapa inaugural, José Cancela isolou-se, mas viu o remate travado de novo pelo guardião.

O regresso dos balneários foi feliz para Hélder Nunes, que logo aos 27 minutos adiantou novamente os azuis e brancos numa diagonal da direita para a esquerda (2-1) e, já depois de sofrer a grande penalidade que Gonçalo Alves converteu com sucesso (3-1, 28m), bisou e estabeleceu o 4-1 no placar.

A 15.ª falta dos pupilos de Ricardo Ares deu a hipótese a José Cancela de reduzir (4-2, 37m), mas o hat-trick de Gonçalo, a partir da marca de grande penalidade, voltou a alargar distâncias (5-2, 38m). Sem nunca desistir, a formação de Hugo Azevedo voltou a encurtar a margem por Rafael Almeida (5-3, 44m) e só não ficou a perder apenas pela margem mínima porque um soberbo Xavier Malián fez uma dupla intervenção em resposta a um penálti de Tomás Pereira. O espanhol, protagonista nos minutos finais, foi irrepreensível até ao soar da buzina que confirmou a vitória na ronda número 11 do Nacional de hóquei (5-3).

“Todos os jogos são difíceis. Na primeira parte, criou-se um ambiente desnecessário por decisões de arbitragem, isso levou-nos a perder a paciência. Na segunda parte, entrámos melhor, mas temos de melhorar a eficácia. Temos de concretizar mais porque hoje tivemos 50 remates à baliza e, se não há boa definição, pode ser complicado. Estou contente com a vitória, vamos ter um jogo muito importante para lutarmos pelos primeiros lugares. Temos de continuar a trabalhar”, afirmou Ricardo Ares após o término do embate.

No próximo sábado, o FC Porto desloca-se a Lisboa para defrontar o Sporting (18h00, Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-JUVENTUDE PACENSE, 5-3
Campeonato Nacional, 11.ª jornada
19 de janeiro de 2025
Dragão Arena

Árbitros: Miguel Guilherme e Bruno Henriques

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Edu Lamas, Carlo Di Benedetto, Gonçalo Alves (cap.) e Hélder Nunes
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Tomás Santos, Telmo Pinto, Ezequiel Mena e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares

JUVENTUDE PACENSE: Tiago Rodrigues (g.r.), José Gonçalves, Nuno Pereira (cap.), José Cancela e João Guimarães
Suplentes: Gabriel Costa (g.r.), Tomás Pereira, Filipe Flórido, Rafael Almeida e João Pereira
Treinador: Hugo Azevedo

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Gonçalo Alves (18m, 28m, 38m), João Guimarães (20m), Hélder Nunes (27m e 32m), José Cancela (37m) e Rafael Almeida (44m)

+ notícias: Desporto

FC Porto: Resultados da Assembleia Geral

A Assembleia Geral Extraordinária do FC Porto realizou-se este sábado e reuniu 989 associados no Dragão Arena, onde foram deliberados os recursos apresentados das sanções aplicadas pelo Conselho Fiscal e Disciplinar - confirmadas pela maioria dos 846 sócios que exerceram o direito de voto.

António Tavares: “Os sócios saíram esclarecidos”

989 associados do FC Porto marcaram presença numa “Assembleia Geral participada e aberta” que decorreu “durante mais de 12 horas” deste sábado e 846 “confirmaram as decisões do Conselho Fiscal e Disciplinar”. “Segue-se agora o processo de suspensão destes associados por seis meses, independentemente de outra atitude que venham a tomar, nomeadamente pela via judicial”, começou por explicar António Tavares, presidente da Mesa da Assembleia Geral, em declarações aos meios do clube.

FC Porto: Derrota em Barcelos. Crónica de jogo

O FC Porto sofreu um desaire por 3-1 frente ao Gil Vicente, na 18.ª jornada do campeonato, e regressou de Barcelos sem pontos. Gonçalo Borges marcou o único golo portista.